PUB.

Tribunal mantém condenação do ex-autarca de Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 15/01/2020 - 18:11


Duarte Moreno, antigo presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, foi hoje novamente condenado, desta vez pelo Tribunal de Bragança, no âmbito do processo que ficou conhecido como “curriça de luxo”.

A condenação foi agora confirmada num novo julgamento, depois de a Relação de Guimarães, perante uma questão técnica, ter ordenado que se confrontasse o arguido com o relatado por duas testemunhas, o que não tinha acontecido. Tal facto levou à reformulação do acórdão que veio, contudo, confirmar a sentença do Tribunal da Relação.

Duarte Moreno foi assim condenado a quase três anos de prisão com pena suspensa por igual período.

O caso remonta a 2007, quando Duarte Moreno, então vice-presidente da câmara e responsável pelo pelouro do urbanismo, licenciou uma construção localizada numa zona contígua da Reserva Agrícola Nacional e incluída no perímetro de rega do Aproveitamento de Macedo de Cavaleiros.

O pedido foi para a edificação de um armazém agrícola, mas o tribunal deu como provado que tem como fim servir de habitação.

No mesmo caso foi condenado, em 2014, o outro arguido no processo, José Espírito Santo, a um ano e meio de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de uma indemnização de 30 mil euros ao município, pelo crime de falsificação de documento.

Escrito por Brigantia