PUB.

Todo-o-Terreno: Mais de 40 equipas em Vimioso para o King of Portugal

PUB.

Qua, 13/10/2021 - 09:43


A adrenalina vai voltar subir em Vimioso. O King of Portugal está de regresso. A mais dura corrida off-road começa na próxima sexta-feira, dia 15, após um interregno de dois anos.

A última vez que Vimioso recebeu o King of Portugal foi em 2018. No ano seguinte o risco extremo de incêndio levou ao cancelamento da prova e em 2020 foi a pandemia da Covid-19 a impedir a realização do evento.

A organização conta com 45 equipas, de 14 nacionalidades, e a edição deste ano traz mudanças no que diz respeito à gestão dos tempos de prova. “Em vez de as equipas correrem seis horas seguidas vamos dividir em etapas. Em vez de fazerem duas fazem três etapas. Como temos o traçado de 2019 preparado, já que não chegou a ser usado, a grande alteração vai ser a gestão do tempo em prova das equipas”, referiu José Rui Santos, do Clube Nortex4.

Quanto às categorias não há alterações. Os pilotos podem participar em Stock, Modified, Legend e Unlimited. Os circuitos são dois, um com 36 quilómetros e outro com 25.

A prova decorre, essencialmente, entre a vila de Vimioso e a aldeia de São Joanico, nas conhecidas zona da pedreira, ovos de dinossauro, tartaruga e a pedra da cobra.

As equipas são recebidas já amanhã e na sexta-feira realiza-se o prólogo, que vai definir a posição das equipas na partida para a primeira etapa marcada para sábado, dia 16.

Este ano, o King of Portugal não pontua para Campeonato Europeu de Ultra 4 e será, por isso, uma prova livre. O evento envolve cerca de 500 pessoas, entre participantes, apoio logístico e organização e são esperadas cerca de quatro mil pessoas na assistência.

O KOP é organizado pelo Clube Nortex4 e conta com o apoio do Município de Vimioso. Tem início na próxima sexta-feira e termina no domingo.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira