Termas de São Lourenço levaram a troca de acusações entre candidatos Independente e do PSD à câmara de Carrazeda

PUB.

Qui, 09/09/2021 - 09:04


O turismo ajudou, ontem à noite, a alimentar a troca de acusações entre dois dos candidatos à câmara de Carrazeda de Ansiães

O penúltimo debate promovido pela Rádio Brigantia e pelo Jornal Nordeste, em parceria com a Rádio Ansiães, ficou marcado por um tema que vem à baila a cada quatro anos: as termas de São Lourenço.

Frederico Meireles, que encabeça a lista do Movimento Unidos Por Carrazeda e se candidata pela segunda vez consecutiva, atirou que o atual presidente não fez nada pelo projeto, como tinha prometido. O candidato diz que, se for eleito, não há mais avanços e recuos: é desta que tudo vai para a frente. “A primeira coisa que faremos será recuperar de imediato o edifício onde está o tanque antigo, de forma a dar-lhe as condições de dignidade dos tempos que vivemos e a partir dali desenvolver um projecto mais amplo para as termas de São Lourenço. Da minha parte ficar o compromisso de uma vez eleito, aquele edifício é imediatamente recuperado”, afirmou.

Quanto a este projecto, João Gonçalves, recandidato pelo PSD, a um segundo mandato, disse apenas que nada é assim tão fácil como se pensa. “O tanque das termas antigas vai sofrer uma requalificação dando uma dignidade e uma importância histórica. Contrariamente ao que diz o candidato Meireles o assunto não é assim tão fácil. Para intervir naquele espaço tem que obter pareceres favoráveis de diversas entidades, desde logo da entidade que nos dá a concessão das águas. Fica a promessa que no próximo mandato executarei um balneário definitivo em São Lourenço”, destacou.

Rodolfo Moreno, que se candidata pelo PS, no que toca a acusações, preferiu não ir a jogo. Entre os vários projectos que enumerou, considera ser necessário apostar em diversas vertentes, como o turismo desportivo, nomeadamente através do atletismo, trail's, caminhadas, ciclismo e actividades náuticas. “Os eventos terão que ser criados e os já existentes atribuir-lhes nova dinâmica. É necessário que os acompanhantes, nomeadamente familiares de um praticante, ao chegar aqui não se limitem a estar num jardim à espera. Que tenham pontos de interesse, actividades alternativas que os cative e que nas vezes seguintes, em vez de o praticante vir sozinho, venha a família”, referiu.

A agricultura serviu para alimentar o debate entre os dois candidatos que já se defrontaram nas autárquicas de 2017. Frederico Meireles diz que a câmara deveria ser parceira dos agricultores, visto que alguns lhe têm mostrado desassossego por causa das dificuldades que estará a passar a Frucar, a empresa que mais maçã comercializa no concelho.

João Gonçalves não quis tecer grandes comentários. Disse apenas que a câmara está atenta à economia do concelho mas que é difícil interferir na iniciativa privada. O candidato preferiu perder tempo a falar do regadio, projecto que já tem financiamento assegurado.

Neste tema, Rodolfo Moreno também não quis entrar em quezílias. O candidato diz que é fundamental que se atraiam empresas de transformação dos produtos locais e que se ajude as que já lá estão. Arranjar trabalho o ano todo aos trabalhadores sazonais é outra prioridade.

O ciclo de debates, promovido pela Brigantia e pelo Nordeste, chega amanhã ao fim. Esta sexta-feira são os seis candidatos à câmara de Bragança que vão estar frente a frente.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves