PUB.

Ténis de Mesa: Centro de Treino Internacional de Ténis de Mesa de Mirandela aspira ter centralidade europeia e mundial

PUB.

Sex, 19/11/2021 - 15:53


O projecto está a ter adesão superior às expectativas iniciais com perto de 40 atletas de 9 países sul-americanos e pedidos de inscrição de outros continentes.

O Centro de Treino Internacional de Ténis de Mesa (CTITM), único na Península Ibérica, a funcionar no Pavilhão da Reginorde, em Mirandela, a casa do Clube Ténis de Mesa de Mirandela, é fruto de uma parceria entre o clube, a Confederação Sul Americana de ténis de mesa, o município e a junta de freguesia.

A ideia é trazer, para a cidade do Tua, atletas oriundos da América do Sul para treinos bidiários para melhorar as suas performances competitivas e poderem entrar em competições na Europa.

Nos primeiros três meses deste ano arrancou a fase experimental que contou com mais de duas dezenas de atletas da Argentina, Paraguai, Chile e Porto Rico.

Em Setembro, começou o chamado ciclo zero que vai até ao final do ano, e o número de países e atletas duplicou. “Tínhamos previsto que até ao final do ano, no máximo, poderíamos ter 24 vagas, mas o número está completamente ultrapassado, já temos 35 atletas estrangeiros e podemos atingir 40 atletas e 7 treinadores de 9 países. Isto é a prova que estamos na presença de qualquer coisa fenomenal para o desporto e para Mirandela”, afirma o presidente do CTM Mirandela, Isidro Borges.

A juntar a esta adesão, há agora alguns pedidos de atletas de outros continentes, nomeadamente da África, Europa e até da Ásia. “Penso que podemos e temos condições para desenvolver em Mirandela um projecto que tenha uma centralidade europeia e mundial”.

Mas para isso, é necessário dotar o pavilhão de melhores condições, para ser mais atractivo e poder receber atletas de elevado nível. “O corpo está a ficar maior que o fato, por isso temos de ter outros argumentos para que os atletas que venham tenham melhores condições do que nos seus países”, explica Isidro Manuel, Coordenador Técnico do CTITM.

Para isso acontecer, o presidente do CTM Mirandela quer acreditar que as entidades locais “serão sensíveis para não deixar fugir esta oportunidade de ouro”, se bem que Isidro Borges pense que muita gente “ainda não entenderam ou não acreditaram neste projecto, mas temos de ser justos e não esperar que de um dia para o outro, aquilo que não tínhamos, passamos a ter e temos de ter calam, paciência e falar com as pessoas e com as entidades”, diz.

Isidro sublinha que este é um projecto ambicioso em termos desportivos para todo o país, mas também em termos económicos para Mirandela. “Numa estimativa muito rápida, posso afirmar que anualmente para a economia local já entra na ordem dos 300 mil euros, mas não tenho dúvidas que as expectativas são muito maiores. Este projecto pode revolucionar completamente o paradigma daquilo que é o ténis de mesa em Mirandela e em Portugal”, acredita.

Actualmente, estão por Mirandela atletas da Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Guatemala, Porto Rico, Venezuela, Panamá e Eslováquia que “treinam seis horas diárias e muitos deles, ao fim de-semana, viajam para os países onde têm competição”, refere Isidoro Manuel.

Atletas satisfeitos

São unânimes, os elogios dos atletas ao centro de treino de Mirandela. É o caso do argentino Gastón Alton, que esteve a representar o seu país nos Jogos Olímpicos de Tóquio. “Vi aqui uma boa opção, pois há muita gente conhecida, há qualidade técnica e humana e estou super contente porque estou a ser tratado como se estivesse em casa”, afirmou.

Lúcia Cordero, da Guatemala, explica que veio preparar competições internacionais em que vai estar a representar o seu país. “Está a ser excelente esta experiência. Estamos aqui para preparar os Jogos Pan Americanos de Cali para jovens e também os jogos para seniores, em Lima, no Peru”.

Também Jerónimo Salazar, da Colômbia, refere que o objectivo da vinda é progredir tecnicamente. “Estou a preparar alguns torneios que vão acontecer na Colômbia, mas estou aqui principalmente para melhorar o meu nível e ter êxito internacional. Antes cometia muitos erros, mas com os técnicos que estão aqui e os meus colegas de outros países, estou a melhorar a minha parte técnica, sinto que estou a progredir muito”, afirmou.

O chileno, Gustavo Gomez, justifica a sua opção pelo centro de treino de Mirandela, pela necessidade de “melhorar a performance competitiva, tendo em vista vários objectivos a curto prazo, como a participação no mundial individual, e a longo prazo, os jogos olímpicos de paris em 2024”, referiu.

Os argumentos de alguns atletas sul-americanos, para justificar a presença no Centro de Treino Internacional de Ténis de Mesa de Mirandela.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)