Taxa de resposta aos censos superior a 95% no distrito: inquérito pode ser feito até ao final de Maio

PUB.

Sex, 07/05/2021 - 09:10


95,11% foi a taxa de resposta no distrito de Bragança aos censos, entre 19 de Abril e 3 de Maio.

O preenchimento pode ainda ser feito até ao final de Maio, sem punição. Nesta fase os recenseadores estão a insistir com aqueles que ainda não responderam.

“Preferencialmente a resposta devia ter sido até ao dia 3 de Maio e agora os recenseadores começam a ir bater às portas e a insistir na resposta”, explicou a coordenadora regional dos censos, Emília Moreira.

Muitos idosos do concelho também recorreram aos recenseadores que estavam na junta de freguesia para o preenchimento dos censos.

“Aquilo que funcionou muito bem foi o E-Balcão, que era nas juntas de freguesia, em que as pessoas iam lá, estava lá um recenseador e era o recenseador que fazia a entrevista directa. Em muitos casos não tinha a ver como facto das pessoas não saberem responder, mas com o medo de fazer alguma coisa errada”, referiu.

Nesta primeira fase até 3 de Maio, Emília Moreira disse terem havido alguns pedidos de novos códigos.

A nível nacional, chegaram ao Portal da queixa, mais de 270 reclamações. No distrito, a coordenadora disse terem sido poucas.

“No primeiro dia tivemos um crash do site. O número de pessoas a querer responder foi muito elevado”, contou.

As pessoas que ainda não responderam aos censos podem fazê-lo até 31 de Maio. Quem não o fizer, para pessoas singulares, a coima pode ir dos 250 euros até aos 25 mil e para pessoas colectivas, dos 500 aos 50 mil euros.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais