Sindicato dos Enfermeiros diz que há 50 enfermeiros em situação de precariedade na ULS Nordeste

PUB.

Qua, 18/05/2022 - 10:13


Há 50 enfermeiros com contratos precários na Unidade Local de Saúde do Nordeste. 

A informação foi avançada pelo sindicato dos Enfermeiros do Porto que esteve reunido, ontem, com a administração da ULS. De acordo com o dirigente sindical, Pedro Costa, a instituição disse precisar destes enfermeiros, no entanto, a falta de dinheiro e os entraves da tutela provocam esta precariedade.

“Percebemos nesta reunião que a instituição tem interesse em manter o número de enfermeiros e em aumentar, em abrir concursos, mas muitas das vezes isto esbarra na tutela, que não dá autorização nem orçamento para que isso aconteça. Temos aqui áreas muito sensíveis, como a urgência, onde existe falta de enfermeiros, mas a própria instituição não pode colmatar isso porque não há dinheiro”, afirma.

Além de haver contratos precários, há ainda falta de enfermeiros. Um problema que pode levar ao fecho de vários serviços na Unidade Local de Saúde do Nordeste.

“Estamos a falar de cerca de 50 enfermeiros, que se não virem estes contratos renovados, se calhar são serviços que vão ficar completamente desfalcados, sem profissionais. Temos serviços que não têm mais de 10 ou 15 enfermeiros, por exemplo, o serviço de urgências tem 45 enfermeiros, se os precários estivessem a trabalhar na urgência, a urgência teria de fechar”, sublinhou.

Devido às condições salariais, muitos enfermeiros acabam por procurar outro local de trabalho, provocando falta destes profissionais.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste tem cerca de 750 enfermeiros. Ainda assim, um número insuficiente para as necessidades. 50 têm contratos precários. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais