PUB.

Revitalização do Complexo do Cachão só deve ter financiamento de fundos europeus depois de 2022

PUB.

Sex, 04/12/2020 - 10:12


A revitalização do Complexo do Cachão só deverá ser enquadrada nos projetos que vão ser geridos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte no próximo quadro comunitário de apoio, ou seja, a partir de 2022.

Essa foi a indicação deixada pelo novo líder da CCDR-N, esta quarta-feira, numa visita àquele complexo. Ainda assim, a presidente do Município de Mirandela acredita que será possível algum financiamento público dentro deste quadro comunitário para a primeira fase do projeto que será supramunicipal.

Quatro milhões de euros é a verba necessária para iniciar a revitalização do complexo agro-industrial do Cachão com a aposta na transformação num polo tecnológico, mantendo a base agro-alimentar.

O projeto necessita de investimento público para a fase de arranque. “O plano desenvolve-se em várias fases e a primeira delas é um masterplan com um investimento próximo dos 4 milhões de euros e obviamente que tem de ser integrado na estratégia da CIM Terras de Trás-os-Montes com apoio de fundos comunitários e a CCDRN e o Ministério da Coesão Territorial são essenciais para este investimento. O que estamos a fazer é sensibilizar os decisores políticos para que possam dotar este plano estratégico com investimento público”, refere a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.

O presidente da CCDR-N, eleito em outubro, esteve de visita ao complexo e quando confrontado com a vontade dos 9 autarcas que integram a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes de voltar a fazer do antigo complexo agro-industrial do Cachão um projeto de referência para a região, António Cunha deixa entender que só deverá ser possível um enquadramento deste projeto, no próximo quadro comunitário de apoio. “Trata-se de um projeto ambicioso como foi sempre aquele complexo, mas certamente que será para o futuro e para o próximo programa quadro", afirmou.

Na prática, o presidente da CCDR-N deixa entender que só a partir de 2022 é que poderá haver dinheiro para o projeto. Ainda assim, a presidente do Município de Mirandela tem esperança que algum financiamento possa vir em 2021. Júlia Rodrigues revela que até ao final do ano ainda estão ser realizados alguns trabalhos no âmbito da limpeza dos escombros naquele complexo.

O plano estratégico de revitalização do Complexo do Cachão vai agora ser levado a votação na Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes e depois de aprovado, irá ser enviado ao Ministério da Coesão Territorial para solicitar investimento público. Para já, ainda sem garantias de apoio

O presidente da CCDRN visitou ainda as obras de remodelação da central de camionagem de Mirandela, que estão em curso, no valor de 580 mil euros, bem como a antiga estação da CP que tem um projeto de requalificação no valor de 2,2 milhões de euros.

Projetos que tiveram apoio do Norte 2020, um instrumento financeiro gerido pela CCDR-N. Sobre este último projeto, a autarca de Mirandela revela que o lançamento do primeiro concurso não teve concorrentes, pelo que vai ser, em breve, aberto novo procedimento concursal

A ideia é transformar aquele imóvel numa casa de artes e cultura, no piso superior. Já o piso inferior servirá de apoio à mobilidade da linha ferroviária do Tua, mas também da futura ciclovia entre Mirandela e Carvalhais. Escrito por Terra Quente (CIR).

Foto: Município Mirandela.