Resíduos do Nordeste faz recolha selectiva porta-a-porta no centro histórico de Bragança

PUB.

Qua, 28/07/2021 - 09:58


A Resíduos do Nordeste e o Município de Bragança estão a implementar um projecto-piloto de recolha selectiva porta-a-porta no centro histórico de Bragança

A iniciativa, implementada em Abril, já conta com 140 participantes e tem como objectivo promover a separação do lixo junto dos estabelecimentos comerciais.

O presidente do Conselho de Administração da Resíduos do Nordeste e presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, salientou que o projecto pretende assim aumentar a reciclagem e facilitar a recolha no centro histórico de Bragança.

“Uma vez que a zona histórica é uma zona mais complicada para colocação de ecopontos, decidimos fazer um projecto diferenciador. Permite-nos junto do comércio recolher o papel/cartão e também o plástico”, explicou.

Segundo o autarca, a adesão ao projecto, que envolveu um investimento superior a 600 mil euros, tem sido boa e já se começam a notar bons resultados.

“A avaliação que temos, ainda numa fase muito inicial, é muito satisfatória e eu creio que vamos ter condições para depois continuar. Os números são muito animadores e creio que os próprios aderentes ao projecto estão satisfeitos, porque beneficiam, quer em comodidade, quer em rapidez, de não terem a preocupação de se deslocar a nenhum ecoponto”, frisou.

A recolha selectiva porta-a-porta deverá mais tarde ser alargada a áreas residenciais da cidade.

A Resíduos do Nordeste está também já a testar um projecto que consiste na instalação de sensores nos ecopontos para optimizar as rotas, evitando gastos desnecessários com o transporte.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro