PUB.

Regadio da Camba em Alfândega da Fé estará pronto no mês de Agosto

PUB.

Sex, 31/07/2020 - 09:19


A requalificação do regadio da Camba, em Alfândega da Fé, está praticamente concluída.

No mês de Agosto, os cerca de 150 agricultores das aldeias de Agrobom, Saldonha e Valpereiro já vão poder beneficiar do novo sistema. Sandra Fernandes vive em Saldonha e já usa o regadio desde que foi criado. Tem plantações de oliveiras, milho e forragens e pecuária. Admite que é uma mais-valia para a sua produção e que o sistema precisava de ser melhorado.

“Havia falta de pressão e havia muitas fugas. Para além de que a não existência de contadores, as pessoas gastavam a agua exageradamente. Havia anos em que a água tinha que ser fechada porque não chegada”.

O regadio da Camba foi instalado há mais de 20 anos e nunca tinha sido requalificado. Um investimento de 7 milhões de euros, 4 milhões e meio co-financiados pelo PDR 2020 e pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. Segundo o presidente da Junta de Agricultura de Camba, José Valentim, este melhoramento trará vantagens para os agricultores.

“Vivemos numa zona muito seca e então isto traz muitas mais-valias. Temos 320 hectares no perímetro de rega”.

No próximo mês os agricultores das aldeias de Agrobom, Saldonha e Valpereiro, em Alfândega da Fé, já vão poder usufruir do regadio renovado da Camba.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais