Rede Lusa já pôs brigantinos a exportar produtos locais para França

PUB.

Ter, 12/11/2019 - 09:11


O projecto Rede Lusa, cujo propósito passou por encontrar contactos na França, nos Estados Unidos e na Inglaterra, para que os produtores e produtos da região possam mais facilmente chegar a estes territórios, sobretudo através das comunidades portuguesas, já encerrou

Maria João Rodrigues, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança, entidade responsável pelo projecto, faz um balanço positivo do que foi conseguido e assinala que, através da Rede Lusa, já há brigantinos a comercializar produtos em França. “Fomos muito bem recebidos tanto em França, como na Inglaterra e Estados Unidos. Este projecto é exactamente para abrir portas para a internacionalização dos nossos empresários e, através dos contactos que disponibilizamos, já existem alguns a fazer comércio para França. Trouxemos basicamente todos os contactos possíveis para agora os nossos empresários desenvolverem e fazerem o caminho que têm de percorrer. Já está criada uma plataforma onde estão todos os contactos feitos e agora basta fazerem esse caminho para lá se internacionalizarem”.

A presidente da ACISB reiterou ainda que os produtos regionais já são comercializados em algumas comunidades, nestes países, mas que não são os comerciantes do distrito que o estão a fazer porque têm algumas dificuldades a chegar a estes mercados. “Em todos os países que visitámos havia associações de empresários desses países que vêm a Portugal buscar produtos. Com certeza existem produtos transmontanos que já estão a ser comercializados lá mas não destes empresários que estamos a representar. Este projecto também foi para ensinar as várias etapas que teriam que seguir para poder colocar o produto no mercado. Têm que criar rótulos, por exemplo, noutra língua que não seja portuguesa e nós abrimos-lhe esse caminho para eles conseguirem comercializar os produtos nesses países”.

Presente no seminário de encerramento do projecto esteve ainda a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. Berta Nunes salientou que é cada vez mais importante a aproximação aos portugueses emigrados, mostrando-lhes o que no país vai sendo feito, caso contrário acredita que podem perder-se oportunidades de investimento porque desconhecem o potencial de Portugal. “A nossa diáspora, o número de portugueses e luso-descendentes espalhados pelo mundo, ultrapassa os cinco milhões e esse é um potencial para a internacionalização dos nossos produtos e para a atracção de investimento, ambas as vertentes são muito importantes para o desenvolvimento dos territórios. O que falta é o que tem vindo a ser feito na secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e que será o que nós vamos continuar a fazer e aprofundar, que passa por uma política de aproximação às comunidades e pela criação de redes, para que os portugueses não sintam que estão desligados desta terra e vejam o desenvolvimento que o nosso país tem”.

O projecto Rede Lusa enquadrou-se Sistema de Apoio às Acções Colectivas - “Internacionalização das PME”, inserido no Programa Operacional Regional do Norte.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves