Programa Promove da Fundação "La Caixa" distingue três projectos de investigadoras do IPB

PUB.

Qui, 22/09/2022 - 08:58


O Instituto Politécnico de Bragança volta a estar em destaque na área científica e trabalho de investigação, já que viu três projectos serem distinguidos no quarto concurso do Programa Promove da Fundação "La Caixa"

Em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a fundação distinguiu o NATURE4FOOD, o DrinkNat e o DIAMA.

A investigadora Sandrina Heleno, que lidera a equipa do DrinkNat – bio ingredientes funcionais para a indústria de bebidas, assegura que a distinção mostra que este é o caminho certo. "Os nossos três projectos surgem numa perspectiva de desenvolvimento da região, através da inovação na área alimentar, com tecnologias sustentáveis, que visam, depois, a fixação de empresas nesta região. Esta é a segunda vez que conseguimos esta distinção da Fundação La Caixa. Há dois anos conseguimos duas candidaturas aprovadas. Isto significa o reconhecimento do nosso trabalho e é sempre uma motivação extra, que nos diz que estamos no caminho certo e que as nossas iniciativas são inovadoras".

As empresas da área da alimentação têm mostrado cada vez mais interesse por produtos naturais, dando-lhes vários fins. Foi assim que os projectos surgiram e se estão a desenvolver. "Os projectos consistem em desenvolver produtos naturais que depois serão aplicados, essencialmente na indústria alimentar e de bebidas. Nós já tínhamos estudado diferentes matrizes naturais, quer de cogumelos, quer de plantas. Portanto, com uma base de dados que construímos, já sabemos, em termos de caracterização química e de bioactividade das diferentes espécies, quais seriam as mais promissoras para aplicar, por exemplo, em diferentes sectores industriais. Começámos a trabalhar com algumas empresas locais e isto foi um apelo da indústria à procura de alternativas naturais para, por exemplo, conservantes e corantes naturais, que possam usar nos seus produtos".

As investigadoras Eliana Pereira e Lillian Barros lideram as equipas dos outros dois projectos premiados. Cada um destes três projectos recebe um prémio monetário. "Cada prémio é no valor de cinco mil euros. Este dinheiro será, agora, para conseguirmos executar o que propusemos em candidatura, para desenvolvimento das técnicas laboratoriais. Obviamente que não é um valor que vai cobrir todas as despesas mas é um incentivo àquilo que já fazemos normalmente no nosso dia-a-dia. Sempre dá um impulso para continuarmos as nossas técnicas".

Este concurso da Fundação La Caixa, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia visa apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior com dinâmicas fronteiriças e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves