Qui, 29/08/2024 - 10:14
Territórios mais periféricos da Europa, como Miranda do Douro, também fazem parte da União Europeia. Foi isso que salientou presidente da República, que marcou presença, ontem, na sétima edição da Summer CEmp que está acontecer, pela primeira vez, em Miranda do Douro. Marcelo Rebelo de Sousa esteve com os cerca de 40 jovens nacionais e internacionais e abordou os problemas da europa, política, economia, pandemia, guerra, entre muitos outros.
“A união europeia percebe que a Europa é feita de toda a Europa, não é apenas do centro, mas aquilo que se chamam as periferias quer dizer o que está mais longe, falando em Portugal, o mais interior. Mas do ponto de vista da Europa mais na periferia e Miranda do Douro é uma descoberta dupla, porque descobrem o fascínio da terra e da génese, da comida, mas uma língua que é uma das duas línguas nacionais e muitos países não têm isso”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República respondeu ainda a várias questões colocadas pelos jovens. Marcelo Rebelo de Sousa não tem dúvidas de que a geração mais nova tem noção do que se passa na Europa. “Se há coisa que, hoje, é muito evidente é que, os jovens, estão conscientes, estão preocupados, estão motivados e mobilizados e estejam em Portugal, ou lá fora, estão muito bem informados”, referiu.
Mafalda Santos trabalha na direcção geral de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, da Comissão Europeia, em Bruxelas. É de Castelo Branco, também Interior do país, e quis participar no SummerCEmp. “É um evento muito interessante para os nossos temas, achamos que a juventude tem muito a dizer sobre tudo o que são assuntos sociais, empregabilidade, as competências, a igualdade no mercado laboral e por isso estamos cá para representar um bocado esses temas a apoiar tudo o que a representação da comissão europeia em Portugal está a fazer neste evento”, contou.
O SummerCEmp é uma escola de Verão sobre assuntos europeus, organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. Começou esta quarta-feira e decorre até sábado. Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, destacou a presença cultural de Miranda do Douro. “Tem sido fantástico ter aqui connosco jovens de todo o país a conhecer a beleza de Miranda do Douro, mas a conhecer também as especificidades da região, do território, a cultura. Tivemos já ações muito interessantes, com tema da atualidade europeia, houve uma grande dinâmica positiva dos participantes, que não obstante de estarem cansados da viagem, estão muito entusiasmados e portanto é isto a Europa”, afirmou a representante.
Para a presidente da câmara, Helena Barril, é um marco importante para a cidade. “Está a ser um momento muito interessante e é um marco neste mandato. Eu posso avançar isso, com uma satisfação enorme. Ter esta iniciativa da Comissão Europeia aqui em Miranda a começar com o Presidente da República, é algo que nos deixa cheios de proa como costumamos dizer”.
O evento conta ainda com a presença do presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo e ex-Comissário Europeu, António Vitorino, hoje, e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, amanhã.
Escrita por Brigantia