Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança considera "injusto" protocolo com INEM

PUB.

Sex, 09/12/2022 - 09:04


Os Bombeiros de Bragança queixam-se do protocolo estabelecido entre a Liga dos Bombeiros Portugueses e o INEM

Na cerimónia de celebração da Padroeira dos Bombeiros de Bragança, esta quinta-feira, o presidente da Associação Humanitária, José Fernandes, disse que o valor monetário atribuído é injusto para as corporações que mais trabalham.

“Recebe o mesmo quem faz 40 serviços por mês, como quem faz 400, como é o nosso caso. É injusto, totalmente injusto. O protocolo inicial era muito mais vantajoso que este já revisto. Mas isto não vai implicar no socorro das pessoas”, afirmou.

O INEM paga um valor fixo a cada corporação que seja Posto de Emergência Médica, como é o caso da de Bragança. Assim, não é feita qualquer diferenciação entre as associações. Um apoio que a Liga dos Bombeiros quer renegociar.

“Pôs todos no mesmo patamar. 4500 euros mensais a cada um dos bombeiros que são PEM, o que quer dizer que aqueles que fazem poucos serviços saem mais beneficiados que aqueles que fazem muitos serviços. Também é um objectivo da Liga renegociar esse protocolo no sentido de que existindo um determinado número de serviços, possam ter uma outra retribuição ou um outro posto PEM”, frisou Diamantino Lopes, presidente da Federação distrital dos Bombeiros.

No distrito, há três corporações que não têm Posto de Emergência Médica, Izeda, Torre de Dona Chama e Sendim. Diamantino Lopes adiantou que no próximo ano este problema será resolvido. Os bombeiros pedem ainda mais financiamento do Governo, tendo em conta o aumento dos combustíveis.

“Os custos de funcionamento têm subido muito e não temos tido a respectiva retribuição financeira. O preço pago ao quilómetro subiu muito menos que os custos operacionais e isso está a causar constrangimentos”, afirmou.

Os Bombeiros de Bragança têm ainda a intenção de fazer obras no quartel, nomeadamente a remoção do telhado que ainda é de amianto. A empreitada ultrapassará os 300 mil euros e sem financiamento não será possível.

A corporação tem agora mais 14 bombeiros que terminaram a formação e 18 acabam de iniciar o estágio. Vai ter ainda uma terceira EIP, Equipa de Intervenção Permanente, composta por cinco profissionais, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Protecção Civil.

Como já é habitual, na cerimónia de celebração da Padroeira dos Bombeiros de Bragança, foram condecorados vários profissionais, homenageados bombeiros falecidos, colocada uma coroa de flores na rotunda do Bombeiro, celebrada uma missa e realizado um desfile motorizado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais