Pesca Desportiva: Mike Mcguire vence Campeonato do Mundo de Pesca em Caiaque realizado em Moncorvo

PUB.

Sáb, 12/11/2022 - 20:01


Terminou hoje, na Barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, a 1ª edição do Campeonato do Mundo de Pesca aos Predadores em Caiaque.

A prova trouxe ao sul do distrito 33 participantes, em representação de seis selecções.

Para Francisco Morais, representante do Sabor Pesca e Norbass, foi uma prova bem sucedida, apesar do mau tempo nos primeiros dias de treinos, e garante que há participantes que vão regressar mas de férias. “Os participantes gostaram e o feedback é muito positivo. Os ingleses, principalmente, querem voltar, não para competir mas para férias com as famílias”.

As boas condições da barragem e o facto de ter muito peixe pesaram na escolha de Torre de Moncorvo para receber o mundial. “Isto é cinco estrelas. Temos todas as condições para a prova. Temos uma rampa de luxo e uma barragem cheia de peixe, peixe grande que é o que os pescadores querem”, destacou Miguel Eusébio, responsável da Pesca aos Predadores da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.

Cada participante tinha que pescar, por medida e não por peso, os três maiores achigãs e os dois maiores lúcios-perca.

A nível individual, Mike Mcguire foi o vencedor da competição com 409 pontos. O inglês gostou da prova. “Foi brilhante. Absolutamente fantástico. Em Inglaterra não temos lagos como este, isto é único para nós. Gostei bastante. Em Inglaterra não temos achigãs, temos outros peixes mas achigãs não. Pescar este peixe foi mesmo bom”.

Na segunda posição ficou o português Tiago Antunes, depois de três dias de competição e 21 horas de prova, com 330 pontos.

Natural de Castelo Branco, Tiago Antunes diz ser necessário muita dedicação para obter resultados. “É preciso perder horas, treinar e perceber. Não é algo que nasça connosco, é algo que se aprende. É um trabalho diário que implica ler muita coisa sobre o assunto, ver muitos vídeos e praticar”.

O pódio fechou com o americano Mike Elsoa que somou 292 pontos.

Por equipas, Inglaterra terminou no primeiro lugar, Portugal, que contou ainda com João Piteira e David Santos, ficou na segunda posição e Itália na terceira.

A prova contou com 33 participantes, em representação de seis selecções, Roménia, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. Foi organizada pela FIPSED, Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, Norbass, Sabor Pesca e Município de Torre de Moncorvo.

A competição serviu de ensaio para o Mundial de Pesca Embarcada ao Achigã, que se realiza em Outubro de 2023, também na Barragem do Baixo Sabor.

 

Jornalista: 
Susana Madureira