Parque Vale do Tua sensibilizou jovens nas escolas para a importância da biodiversidade

PUB.

Qui, 17/11/2022 - 09:13


Para sensibilizar os jovens para a importância da biodiversidade, o Parque Natural Regional do Vale do Tua levou um projecto até às escolas dos cinco municípios que fazem parte da área protegia, Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Murça e Alijó

Além da educação ambiental, os alunos puderam ainda colocar caixas de abrigo para aves e insectos. De acordo com o director do parque, Artur Cascarejo, os jovens mostram-se interessados e informados sobre as alterações climáticas e a biodiversidade.

“Eu acho que os jovens estão cada vez mais preocupados, informados e até pró-activos relativamente a todas estas matérias que têm a ver com as alterações climáticas e com a modificação dos ecossistemas”, referiu.  

Este projecto faz parte de uma candidatura do Parque com o Centro de Investigação de Biodiversidade da Universidade do Porto ao Fundo Ambiental. Além da ida às escolas, estão ainda a circular pelos municípios três exposições fotográficas.

O Parque do Vale do Tua juntou-se à plataforma BioDiversity4All. O objectivo é envolver a comunidade, incentivando-a a tirar fotografias à fauna e flora, que são depois colocam na plataforma e são analisadas por cientistas, ajudando na revelação de algumas espécies.

“Tirem fotografias da fauna e flora que vêm, porque muitas vezes, através dessa plataforma, nós podemos ficar a conhecer de uma forma mais precisa, por exemplo, as borboletas, aves e insectos, que existem no nosso território. Temos um conjunto de cientistas que fazem a classificação dessas espécies”, explicou Artur Cascarejo.

Iniciativas do Parque Natural Regional do Vale do Tua para sensibilizar os jovens e a comunidade em geral para a riqueza da biodiversidade na região.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais