PUB.

Pais querem urgência pediátrica no hospital de Bragança

PUB.

Qui, 02/02/2023 - 12:27


Está a circular nas redes sociais uma petição pública para que seja criada uma urgência pediátrica no hospital de Bragança

A petição foi criada por um grupo de pais. Os bebés e crianças que se dirijam ao serviço de urgência são atendidos por um médico de medicina geral, mas os pais querem que sejam atendidos por pediatras. Ana Soares, uma das promotoras, afirma que é preciso dar uma resposta hospitalar digna.

“Quando uma criança se dirige ao hospital de Bragança não tem uma triagem especializada, é visto por um médico de clinica geral e só quando este entende é que é chamado um médico pediatra. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de uma capital de distrito. Não é legítimo que as pessoas tenham que se deslocar até Vila Real para conseguirem ser atendidas numa urgência pediátrica no Serviço Nacional de Saúde. Isso é inadmissível”, afirmou. 

Os pais querem ainda que seja criada uma sala de espera adequada para receber os pais e as crianças, para que desta forma não se misturem com os doentes adultos.

“Percebemos que há muito que tem que ser feito, desde logo na alteração da sala de espera, não tem as condições para receber um grande número de crianças. No Inverno, quando há mais problemas de saúde, as crianças estão ali e muitas vezes têm que esperar no corredor. Isto facilita a propagação dos vírus e, por outro lado, não tem qualquer dignidade para as famílias que têm que esperar nestas condições”, frisou.

No distrito não há urgência pediátrica. A mais perto está no hospital de Vila Real, a mais de 100 km de Bragança. Ana Soares entende que não vale a pena incentivar ao aumento da natalidade se depois não são criadas condições para o efeito.

A petição pública foi lançada na terça-feira à tarde e até agora já tem cerca de 800 assinaturas. Quando forem recolhidas 2500, será enviada à Assembleia da República, para ser discutida na Comissão de Especialidade. Os pais acreditam que no próximo Inverno já haverá mudanças no hospital de Bragança.

Link da petição: https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT115211&fbclid=IwAR1PP4...

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais