PUB.

OCR: Brigantinos adeptos das corridas de obstáculos

PUB.

Qua, 25/03/2020 - 10:13


As provas de OCR (Obstacle Course Race), corridas de obstáculos, ganham cada vez mais adeptos. No nosso país há mesmo uma liga da modalidade.

Os atletas participam individualmente ou por equipas e de forma cronometrada têm que ultrapassar no mínimo 20 obstáculos. “É uma prova de exercício físico/mental. Testa todos os nossos limites como a resistência, a força e a concentração, começou por explicar Nélio Fraga, praticante da modalidade.

Nélio é de Bragança e há três anos que participa em várias provas no norte do país. Por norma os circuitos têm 10 ou 15 quilómetros, mas também há os de 20, realizados no exterior - parques naturais, praias, estádios, espaços urbanos - e em espaços interiores.

O atleta integra uma equipa de cinco elementos, todos de Bragança, e não esconde a vontade de participar no circuito nacional. “O objectivo da equipa, inicialmente, foi reunir um grupo de amigos, que partilham a mesma paixão, o exercício físico e a aventura. Fizemos duas provas, em Chaves e Montalegre, sem muito treino específico para tal. Queremos conseguir patrocínios para fazermos isto de forma mais profissional”.

Os brigantinos já participaram em duas provas, Flavius Challenge em Chaves, onde conseguiram o segundo lugar por equipas, e o URBAN FITRACE em Montalegre, com um terceiro lugar no pódio.

Estas são as únicas provas em Trás-os-Montes, sendo que a prova de Montalegre integra o circuito nacional de corridas de obstáculos da Liga OCR Portugal, organizada desde 2018 pela Associação Portuguesa de Corridas de Obstáculos. A nível internacional há um Campeonato da Europa e do Mundo de OCR.

 

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira