Museu Martim Gonçalves de Macedo reabre mais de dois anos depois

PUB.

Sex, 11/06/2021 - 09:28


Reabriu esta quinta-feira o Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo, encerrado há quase dois anos e meio

A reabertura do museu já tinha sido anunciada em Abril, assim que a Associação Terras Quentes e a autarquia chegaram a acordo, ficando decidido que passa a ser esta última a gerir a estrutura e a associação fica responsável pela parte científica.

 “O espólio tinha sido retirado por questões de segurança. Na sequência deste acordo, em que a coordenação científica é da responsabilidade da Associação Terras Quentes, e sendo eles os depositários de todo o espólio, tivemos de aguardar que fossem criadas condições, sem que houvesse risco de roubo ou vandalismo. Agora podemos abrir com o mínimo de conforto”, disse o presidente da câmara, Benjamim Rodrigues.

Benjamim Rodrigues adiantou que vão ser feitas algumas melhorias no museu.

“Na zona de recepção e acesso. Não vai ser no imediato mas espero que a curto prazo tenhamos condições para ter uma cobertura e uma antecâmara que dê mais conforto às pessoas que estão na recepção e aos visitantes”, explicou.

Já o Museu de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo ainda não tem data prevista para abrir porque precisa de obras.

“Temos umas instalações sanitárias que são de utilização comum para visitantes e técnicos, e atendendo a que o museu de arqueologia tem uma sala de restauro onde há peças expostas e à vista que poderiam eventualmente perder-se, entendemos que não era desta forma que deveríamos abrir o museu. Apesar de ter as condições mínimas para se fazer a abertura, talvez para criar um correto circuito para os visitantes tenhamos de aguardar algumas obras nas instalações sanitárias, que estão já previstas”.

O Museu Martim Gonçalves de Macedo vai estar aberto de terça a sexta-feira das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Onda Livre