PUB.

"Mais ambição e arrojo" para apoiar empresas pedem os vereadores do PS da câmara de Bragança

PUB.

Qui, 28/05/2020 - 10:12


Depois de a câmara de Bragança ter apresentado uma medida de apoio às empresas com sede no concelho, um fundo de emergência no valor meio milhão de euros, os vereadores da oposição dizem, em comunicado, que já tinham apresentado um plano com medidas de apoio idênticas e que foi chumbado.

Nuno Moreno, vereador do PS, criticou ainda não ter sido discutida a medida com os vereadores.

“O senhor presidente da altura disse que já havia várias medidas e não se ia estar a pensar num plano. Pelos vistos o presidente pensou melhor e agora vem com estas medidas a conta-gotas. O senhor presidente tem autoridade legal para tomar esta medida, mas não tem legitimidade democrática, por foi uma medida dele”.

Segundo o município, as empresas podem receber até mil e quinhentos euros, cada uma. Nuno Moreno considerou que este valor não é suficiente e que a câmara tem capacidade para ajudar com mais.

“Nós dizemos que pode dispensar mais verba por duas razões: o saldo de gerência, que é de 9 ou 10 milhões e está ali parado, e por via da descativação de verbas dos eventos que vão ser cancelados, pois muito dinheiro não vai ser utilizado”, explicou o vereador.

Ora segundo o presidente da câmara municipal de Bragança, o PS nunca apresentou nenhuma proposta concreta, mas a ideia de se fazer propostas. Hernâni Dias explicou ainda que agiu segundo o reforço de competências delegadas no presidente do município, seguindo os procedimentos que foram determinados pelo governo devido à pandemia.

“O Governo delegou essas competências no presidente da câmara, o que significa que o presidente pode tomar as medidas que entender e dar conhecimento numa fase posterior à câmara municipal. Foi o que aconteceu”, esclareceu o autarca.

Sobre a sugestão dos vereadores socialistas de o município poder ir mais longe no apoio às empresas, o autarca Hernâni Dias salienta que o apoio às empresas é a fundo perdido e que o impacto da medida é visível no número de candidatos ao apoio.

“Esta medida é extremamente relevante e a importância é comprovada pela adesão das microempresas locais. Nas primeiras 48 horas em que abrimos as candidaturas já houve 51 candidaturas”, disse Hernâni Dias.

O presidente da câmara adiantou ainda que com as medidas adoptadas no período da pandemia, entre as despesas relacionadas com a Covid-19 e os apoios sociais e económicos lançados, a câmara já investiu 1 milhão e 700 mil euros, o que representa cerca de 4% do orçamento municipal previsto para 2020. 

Escrito por Brigantia

Foto: Facebook Nuno Moreno

Jornalista: 
Ângela Pais/Olga T. Cordeiro