Macedo de Cavaleiros vai receber estudantes de São Tomé e Príncipe no próximo ano lectivo

PUB.

Qui, 29/07/2021 - 09:03


No próximo ano lectivo, Macedo de Cavaleiros pode receber estudantes de São Tomé e Príncipe para frequentarem os Cursos Técnicos Profissionais de nível IV, do Instituto Piaget, que conferem dois diplomas: o escolar e profissional

“Este trabalho tem vindo a ser feito ao longo de algum tempo, juntamente com o Piaget, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com o Ministério do Ensino Superior. Este é um marco importante para o ensino, porque poderemos beneficiar com isto, juntamente com São Tomé, um país jovem onde 70% da população são jovens.  Aqui, poderemos ter jovens que enriqueçam a nossa população, tornando-a mais juvial”, explicou Benjamim Rodrigues, autarca macedense.

Sem adiantar pormenores, o presidente da Câmara Municipal, deixou no ar que poderá haver novidades, para breve, no que toca ao Ensino Superior.

“Isto poderá ter continuidade. O Piaget poderá vir a criar outras valências em termos de licenciaturas. Em breve poderemos ter novidades, mas não para já”, acrescemtou.

Assuntos discutidos na passagem do Ministro da Juventude e Desporto, por Macedo de Cavaleiros. Vinício Pina adiantou que, em cima da mesa, estão vários protocolos de cooperação.

“Esta visita é de extrema importância. Conheci o edifício e as instalações do espaço, que tem bastantes boas condições para acolher os jovens e dar-lhes o conhecimento necessário para contribuir para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Também analisámos vários aspetos de cooperação no que toca ao desporto e ao empreendedorismo, aliando a possibilidade de haver uma geminação com uma das Câmaras de São Tomé. Tudo isto vai trazer mais oportunidades aos jovens.”  

Presente nesta reunião estiveram ainda Rui Vilarinho, vice-presidente do Município Macedense, e Armando Queijo, diretor do Instituto Jean Piaget.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Onda Livre