Igreja de São Francisco vai abrir portas a visitação e eventos culturais depois de receber obras

PUB.

Sex, 09/09/2022 - 10:01


A Igreja de São Francisco, em Bragança, adquirida pelo município depois de ter ido a leilão, vai ser aberta à comunidade. 

Está já programado um concerto no âmbito do Bragança Classic Fest e o autarca Hernâni Dias admite que as portas se abrirão para outros eventos culturais, visitação e para o culto, mas antes de tal ser regular o espaço vai necessitar de obras.

“Carece ali de uma recuperação bastante grande, quer ao nível da cobertura, dos próprios muros e da área envolvente, que não está muito bem tratada a parte exterior, queremos dentro do próximo quadro de apoio 2030, captar verbas que nos permitam fazer essa intervenção por forma a disponibilizarmos mais um equipamento à nossa comunidade, ao país e àqueles que nos visitam, quer num processo de visitação diário quer no acolhimento de eventos, seja a que nível for, mas sobretudo na área artística”, adiantou.

A prática de culto no espaço também não é afastada pelo autarca, mas no futuro Hernâni Dias admite que será o município a decidir se tal é autorizado.

“Neste momento ainda pode estar disponível para o culto, se algum pároco ou bispo ou o administrador diocesano pretenda ali fazer alguma celebração, nós não nos oporemos. Vamos ver se no futuro a sua vertente cultural é compatível com a prática de culto, se for também não teremos nada a objectar, se eventualmente não for a responsabilidade será nossa, porque hoje o município é dono e senhor do espaço. Decidiremos depois em função do que ali podermos concretizar”, referiu.

Certo é que além de visitação, actividades culturais e da prática do culto, não haverá outra utilização do espaço religioso, como para actividades económicas ou na área da hotelaria e restauração. “Nós não faremos nada disso, e se calhar o facto de ter sido o município a adquirir os imóveis acabou por ser algo positivo, não abrindo lugar à especulação sobre o que ali poderia vir a existir no futuro, se calhar um privado iria tentar rentabilizar o espaço da melhor forma, tentando ali instalar aquilo que sob o ponto de vista legal é permitido pelo PDM. De alguma forma viemos inviabilizar outros usos talvez menos interessante do que aquele que lhe daremos”, sublinha Hernâni Dias.

A Igreja de São Francisco foi adquirida em Março pelo município de Bragança por mais de 400 mil euros, depois do ter ido a leilão, já que a autarquia exerceu o direito de preferência. A igreja pertencia à Ordem Franciscana Secular de Bragança mas foi penhorada devido a uma dívida à empresa que tinha realizado obras no edifício nos anos 90. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro