GNR assinalou Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com atividades no Centro Hípico de Grijó

PUB.

Ter, 06/12/2022 - 09:45


O Comando Territorial da GNR de Bragança assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com várias iniciativas no Centro Hípico de Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros

Presentes estiveram cerca de 120 utentes de sete instituições do distrito de Bragança que puderam andar a cavalo mas também ver e experimentar muitas outras atividades, como explica o Capitão João Sousa, da GNR. “Tivemos várias instituições coletivas e individuais que apoiaram estas atividades, de forma a proporcionar um dia diferente a estas pessoas. Entre as atividades tivemos a demonstração cinotécnica da Guarda Nacional Republicana, também demonstração de aves de rapina, demonstrações de cavalos, momentos musicais, construção de balões, pinturas faciais, ou seja, um conjunto de atividades de forma a proporcionar um dia diferente, celebrando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”.

Está comprovado que o hipismo tem benefícios para pessoas com deficiência.

E quem participou relata ter tido uma boa experiência. “Foi uma festa muito divertida, gostei dos cavalinhos mas o que gostei mais foi do convívio entre todos ao lanche”. “Vi cães, falcões, águias, cavalos a dançar, foi um bom dia. Os cavalos estavam super animados. Foi a primeira vez que vi a tuna de Bragança e gostei também das concertinas”. “Gostei dos cães, dos cavalos e da águia, que veio pousar no meu braço”.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é assinalado anualmente a 3 de dezembro. Foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência.

Escrito por Onda Livre (CIR)