Ginásio Clube Mirandelense recebe Bandeira da Ética e revela ambição de ter atletas nos Jogos Olímpicos Paris 2024

PUB.

Seg, 16/05/2022 - 11:00


Ambição revelada por José Pina na cerimónia oficial de entrega da Bandeira da Ética por parte do IPDJ.

Praticamente um mês depois de ter sido anunciado que o Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, tinha renovado a atribuição da “Bandeira da Ética” ao Ginásio Clube Mirandelense, no passado sábado realizou-se a cerimónia oficial da entrega do símbolo que representa o reconhecimento de que o clube presidido por José Pina é uma entidade certificada que promove os valores éticos no desporto, uma espécie de selo de qualidade das iniciativas desportivas promovidas pelo Ginásio Clube Mirandelense.

“Isto acaba por ser o reconhecimento, por parte de quem tutela o desporto, pelas boas práticas que o clube desenvolve e que vai continuar a desenvolver porque esta atribuição não é o culminar, mas sim o prolongar das boas práticas que tem vindo a ser executadas”, referiu Paulo Lico, representante do IPDJ, que sublinha a justiça desta atribuição. “Em outras modalidades, como por exemplo o futebol, esta certificação seria mais fácil, mas neste caso isso é diferente, pelo que é ainda mais valorizada a atribuição desta bandeira e mais do que justa”, diz.

Para o presidente do GCM, esta nova distinção “aumenta o grau de responsabilidade do clube e acaba por ser um reconhecimento do trabalho desenvolvido nestes 33 anos de vida do clube, quer por mim quer pela Sónia Pereira e por todos os atletas que treinamos”.

Desportivamente, José Pina aponta agora uma objectivo prioritário e ambicioso. “Como agora o Kickboxing é modalidade olímpica quero ter nos próximos Jogos Olímpicos” (Paris 2024) “três atletas nossos nessa competição e para serem medalhados”.

A vereadora do desporto do Município de Mirandela enaltece a importância desta atribuição. “Acima de tudo é a responsabilidade deste clube de como a prática desportiva é feita e isto é valioso. As boas práticas devem ser analisadas e repetidas por outros”, sublinha Vera Preto

Por mais dois anos, o Ginásio Clube Mirandelense vai ter hasteada a bandeira da ética atribuída pelo IPDJ. O clube com 33 anos de vida tem actualmente 60 atletas no Kickboxing e 50 no Aerokick.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR-Cadeia de Informação Regional)