Futsal: Juventude salpicada com experiência a chave para uma época bem sucedida do CSP Vila Flor

PUB.

Seg, 23/03/2020 - 10:17


O Centro Social e Paroquial de Vila Flor quer ser uma referência no distrito de Bragança a nível do futsal.

O clube que conta com a parceria da Associação Desportiva e Cultural de Samões terminou a fase regular do Campeonato Distrital RGlobal no primeiro lugar, venceu a taça distrital e iniciou a vencer o play-off, entretanto suspenso devido à Covid-19.

Para o técnico, Emílio Almendra, a equipa cumpriu com os objectivos traçados e a boa época reflecte todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos. “Temos feito um trabalho de evolução. Temos melhorado de ano para ano. Na época passada nós chegámos às meias-finais do play-off e esta temporada o desafio era fazer melhor. O fazer melhor passava numa primeira fase por chegar à final-four da taça e no campeonato chegar ao jogo da final”.

O plantel sénior é bastante jovem e conta com atletas oriundos da formação, sendo essa a principal aposta do clube. “Estabelecemos desde o início que isto seria sempre um projecto de formação e que serviria para acolher os jogadores que vinham das nossas camadas jovens. Competimos em seniores com o grosso de jogadores que vêm das camadas jovens. Eu sei que são bastante jovens mas têm qualidade”.

A qualidade dos mais novos é salpicada com alguma experiência e aí está o segredo para uma época tão bem sucedida. “Sabíamos das dificuldades que tínhamos em alguns pontos específicos e conseguimos recrutar alguns jogadores mais velhos e mais experientes, mas que sabíamos que iam encaixar bem na equipa”.

A subida ao nacional de futsal é um sonho de toda a equipa, mas pode cair por terra face à suspensão dos campeonatos devido à Covid-19. Emílio Almendra não acredita que as provas sejam retomadas. “É difícil prever quando vão regressar os campeonatos. Eu penso que dificilmente vamos conseguir voltar a jogar”.

Na formação, a equipa de juvenis conseguiu um desempenho exemplar ao vencer o campeonato de abertura, campeonato distrital e taça. Os vilaflorenses garantiram a presença, pela primeira vez, na Taça Nacional de Futsal, uma competição que não tem data definida para começar devido à Covid-19.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira