Futebol: Novo modelo competitivo da Taça Transmontana arranca a 30 de Outubro

PUB.

Qui, 17/10/2019 - 11:16


Já está definido o novo modelo competitivo da Taça Transmontana de Futebol. A prova resulta da parceria entre a Associação de Futebol de Bragança e Vila Real e a quarta edição foi apresentada ontem, à noite, em Mirandela.

Nas três primeiras edições o troféu foi disputado pelos campeões distritais das duas associações e partir desta temporada o troféu passa a contar com 16 equipas, oito de Bragança e oito de Vila Real, divididas por quatro grupos de quatro equipas cada.

Segundo António Ramos, presidente da AFB, o novo modelo “dá mais visibilidade aos clubes e potencia o aumento do número de atletas”.

Esta temporada há compensações financeiras e duas associações de futebol salvaguardam ainda os custos das taxas de arbitragem e as deslocações das equipas.

António Marques, presidente da A.F. Vila Real, diz ser um bom incentivo para os clubes e que valoriza a sua actividade. “Cada clube só pela participação recebe 250 euros numa primeira fase, os clubes apurados para as meias recebem 500 euros e os finalistas 1500 euros. É um investimento para associações da nossa dimensão significativo mas é uma forma de incentivarmos a prática desportiva e de darmos dimensão aos nossos filiados”.

As duas associações de futebol salvaguardam ainda as despesas com as taxas de arbitragem e as deslocações das equipas.

O objectivo no futuro é integrar todas as equipas dos dois campeonatos distritais. “Pretendemos consolidar este modelo e depois avaliar se tem viabilidade e no futuro estender as todas as equipas dos escalões seniores dos dois distritos”.

O novo modelo competitivo da Taça Transmontana agrada aos clubes, Nuno Loureiro, técnico do Rebordelo, diz ser “uma boa iniciativa”.

E Bruno Carvalhosa, técnico do SC Régua, considera que o novo modelo faz com que as equipas se apresentem “mais competitivas já que vão realizar um maior número de jogos”, esta temporada.

O grupo A é formado pelo Mirandês, Vila Flor SC, Santa Marta e Mondinense. No grupo B estão Carção, GD Cerva, Abambres e FC Vinhais. O grupo C conta com Vilar de Perdizes, Rebordelo, Macedo e Valpaços. Já no grupo D estão SC Régua, Argozelo, Vimioso e SC Vila Pouca.

A primeira jornada da fase regular está marcada para o dia 30 de Outubro e jogam-se as seguintes partidas: Mirandês – Vila Flor SC e Mondinense – Santa Marta no grupo A; Carção – FC Vinhais e Abambres – GD Cerva no B; Vilar de Perdizes – Valpaços e Macedo – Rebordelo no C; SC Régua – SC Vila Pouca e Vimioso – Argozelo no D;

A Taça Transmontana de Futebol vai para a quarta edição e a A.F. Vila Real domina a competição. Mondinense, Chaves Satélite e S.C. Vila Real já inscreveram o seu nome no quadro de vencedores.

 

 

 

 

 

Jornalista: 
SM / Terra Quente (CIR) / Foto de A.F. Bragança