Futebol: FPF anuncia subida das equipas dos distritais e criação da III Liga

PUB.

Qui, 07/05/2020 - 10:50


Os clubes dos distritais vão subir ao Campeonato de Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recuou na decisão tomada na semana passada, depois de ter decidido, em reunião com as associações, que não haveria subidas dos distritais ao nacional.

Entretanto, a federação emitiu um novo comunicado onde anuncia a promoção de 20 equipas dos distritais que inclui o Vimioso, emblema da A.F. Bragança que liderava o campeonato aquando da suspensão da prova devido à Covid-19, e o Mondinense, da A.F. Vila Real.

Os dois clubes vão juntar-se ao Grupo Desportivo de Bragança, Mirandela, Chaves Satélite, Montalegre, Pedras Salgadas e Vila Real.

Mas a época 2020/2021 traz mais novidades. O Campeonato de Portugal vai contar com 96 equipas, mais 14 que a temporada passada: 70 que permanecem, duas vindas da 2ª Liga, 20 que sobem dos distritais e quatro novas equipas B.

A federação anunciou ainda a criação da III Liga na temporada 2021/2022, que servirá de acesso à II liga.

Em relação à questão salarial dos jogadores do Campeonato de Portugal, a FPF acordou com o sindicato que os atletas vão ter como valor de remuneração base o salário mínimo nacional.

Também a taxa de jogo vai ter uma redução e haverá ajustes no valor de inscrição de jogadores.