PUB.

Futebol: Eduardo Gonçalves vai treinar equipas jovens dos alemães DFI Bad Aibling

PUB.

Ter, 21/06/2022 - 10:58


Eduardo Gonçalves, técnico de futebol natural de Bragança, prepara-se para abraçar mais um desafio internacional.

Depois da China, de uma breve passagem pelos Emirados Árabes Unidos e do trabalho desenvolvido nas Maldivas, o técnico, de 37 anos, vai mudar-se para a Alemanha, para orientar os sub-17 e sub-19 do DFI Bad Aibling.

A vontade de regressar ao trabalho diário no campo, já que nas Maldivas as tarefas do brigantino incidiam na formação de treinadores, observação de jogadores e organização das selecções sub-16 e sub-17, levou o técnico a aceitar a proposta do emblema alemão. “É um projecto mais ligado à formação. O clube tem um protocolo com a Talentprojekt, que traz 45 a 50 jogadores dos Estados Unidos para se desenvolverem e tentarem contratos profissionais na Alemanha após os 19 anos. A minha tarefa será treinar e tornar os jogadores mais competitivos e que, após esse processo, consigam dar o salto para um dos clubes da Bundesliga”, explicou.

Sobre a passagem pelas Maldivas, Eduardo Gonçalves guarda uma experiência “positiva e enriquecedora”. No país situado no Oceano índico encontrou o genuíno futebol de rua. “Lá ainda há o futebol de rua, que já não existe na Europa. Ainda se encontra aquele talento natural, a criatividade no estado natural. O jogador maldivo é, de facto, ágil e hábil para jogar futebol. São jogadores que não estão formatados, ao contrário do jogador Europeu”.

Nas Maldivas cem por cento da população é muçulmana o que obriga a quem vem de fora a uma adaptação, mesmo no futebol. “É uma cultura muito rígida e que acaba por interferir nas rotinas diárias. Os treinos tinham que ser antes ou depois das rezas. Se havia uma chamada para asa rezas o treino tinha que ser interrompido. Houve uma série de rotinas às quais tivemos que nos adaptar. Esta experiência enriqueceu-me como ser humano e foi sem dúvida fantástica”.

Eduardo Gonçalves vai voltar a emigrar, desta vez para a Alemanha. No próximo dia 1 de Agosto começa a trabalhar no DFI Bad Aibling.

 

Jornalista: 
Susana Madureira