PUB.

Futebol de rua: "Street Football Move" mobilizou as crianças em Alfândega da Fé

PUB.

Qui, 25/11/2021 - 10:13


O projecto “Street Football Move” da Associação de Futebol de Bragança (AFB) arrancou ontem em Alfândega da Fé.

A actividade é financiada pela UEFA, aliás foi o único projecto português aprovado em 2019 pelo organismo que gere o futebol europeu, e envolve os 12 municípios do distrito de Bragança e as escolas.

José Monteiro, director do Agrupamento de Escolas de Alfândega, aplaude a iniciativa que ajuda a combater o sedentarismo. “Todas as actividades que aumentem a mobilidade dos alunos nos tempos que correm são bem-vindas. Sabemos que a comunidade educativa debate-se com várias problemas, o excesso de peso é um problema que nos preocupa. É uma grande iniciativa que recebemos com agrado e que permite aos alunos, em qualquer espaço, praticarem actividade física”.  

O Street Football Move vai chegar a todos os concelhos do distrito de Bragança. A Associação de Futebol de Bragança pretende proporcionar a prática do futebol de rua a cerca de cinco mil crianças no primeiro ano do projecto. “O número é ambicioso mas queremos atingi-lo. Queremos chegar a todas as crianças com menos de 15 anos. Até ao final de 2022 queremos chegar a cerca de cinco mil crianças e em 2023 também, pois pedimos um ano de extensão do projecto devido à pandemia”, referiu Paulo Araújo, coordenador dos projectos internacionais da AFB.

Esta é a primeira vez que uma associação de futebol tem um projecto financiado pela UEFA, sendo “um motivo de orgulho”, como destacou. “O mais importante é chegar às crianças, que se divirtam, que sejam felizes e que pratiquem desporto”.

O Street Football Move é um dos quatro projectos internacionais que a A.F. Bragança integra.

“Bullying, Discrimination, Overcome Game” (BULLDOG), do programa Eramus +, que visa combater o bullying, a discriminação e a violência no desporto, também vai avançar, sendo que a próxima reunião de trabalho com os parceiros do projecto (Grécia, Roménia, Eslováquia, Irlanda e Itália) realiza-se em Bragança, no próximo dia 6 de Janeiro.

 

Jornalista: 
Susana Madureira