Futebol: Clubes aplaudem regresso do público aos estádios

PUB.

Sex, 30/07/2021 - 14:49


Os eventos desportivos vão voltar a ter público a partir do próximo domingo, dia 1 de Agosto, de acordo com as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde.

O anúncio foi feito ontem pelo primeiro-ministro António Costa, que revelou as próximas medidas do Governo no combate à pandemia.

No futebol a notícia foi recebida com muita satisfação, depois de uma época sem público nas bancadas e sem receitas.

Carlos Correia, presidente do S.C. Mirandela, considera a decisão do Governo “muito importante”, pois de outra forma seria “muito difícil manter as portas abertas” mais uma época. “Na época passada só vimos sair dinheiro. Houve uma perda enorme de receitas”.

Também João Saraiva, presidente do C.A. Macedo de Cavaleiros, aplaude o regresso do público aos estádios, apesar de ainda não estarem definidas as condições em que vai acontecer. “É uma excelente notícia e uma luz ao fundo do túnel. Mas, atenção, temos que saber como isso vai ser feito”.

E para os clubes do campeonato distrital o regresso do público às bancadas significa encaixe financeiro, depois de uma temporada a zeros.

Carlos Afonso, presidente do F.C. Vinhais, mostra-se satisfeito com a notícia. “É uma excelente notícia e sinal que estamos a controlar a pandemia. Os clubes vivem da massa associativa e a nível do plano financeiro e mesmo de imagem é mais fácil com público”.

As receitas conseguidas em dia de jogo são importantes para colmatar despesas como policiamento ou as taxas de jogo. Toni Afonso, director desportivo do Grupo Desportivo de Bragança, considera, por isso, importante esta decisão do Governo. “Por exemplo no nacional tínhamos a taxa de jogo que tínhamos que pagar à federação. É certo que a receita do público não cobria a despesa total mas era uma boa ajuda. É importante voltar a haver público para os clubes conseguirem cumprir com as suas obrigações”.

A partir do próximo domingo, dia 1 de Agosto, o público regressa aos estádios, depois de uma temporada de ausência devido à pandemia. O anúncio foi feito ontem pelo primeiro-ministro António Costa, após a reunião do Conselho de Ministros, que revelou as próximas medidas do Governo no combate à pandemia.

 

Jornalista: 
Susana Madureira