PUB.

Futebol: Associações entregam propostas à FPF para o crescimento das competições não profissionais

PUB.

Qui, 18/11/2021 - 11:04


As associações de futebol distritais regionais entregaram à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) um conjunto de propostas para o crescimento do futebol, futebol de praia e do futsal nos próximo anos, no âmbito do Programa “Crescer 20-24”, da responsabilidade da federação.

Aumentar o número de atletas, tanto em masculinos como em femininos, é um dos assuntos do documento. A FPF quer chegar aos 300 mil atletas inscritos até 2024, e para tal é necessário apoiar as associações e os clubes. “Para isso tem que haver um investimento na ajuda aos clubes. Uma ajuda indirecta que propusemos à federação, como por exemplo isentar os atletas das inscrições que seriam pagas pela federação”, propôs António Ramos, presidente da Associação de Futebol de Bragança (AFB).

No que diz respeito à AFB o número de atletas voltou a crescer e está muito perto do registo de Março de 2020, antes da pandemia. “Temos cerca de 1900 atletas inscritos e comparando com o ano de 2019, antes do início da pandemia, que tínhamos 1976, temos menos 50 atletas. A verdade é que passamos uma travessia muito grande, de dificuldades enormes e estes números dão-nos algum alento para atingir, pelo menos, o número que tínhamos antes da pandemia”.  

Das propostas apresentadas pelas associações a melhoria das infra-estruturas desportivas também é uma prioridade. A construção de uma academia para cada associação será uma realidade em breve. “Há um programa proposta pela federação que é ‘Uma associação uma academia’ e já em 2015 eu tinha apresentado uma proposta à federação para a construção de uma academia. É uma base fundamental para a actividade das associações para potenciar o futebol, o futsal e o futebol de praia”.

Do conjunto de propostas também faz parte a reestruturação tecnológica das associações e aposta nos recursos humanos para a realização das várias actividades, que incluem eventos como o futebol de rua. Esta é uma das apostas da A.F. Bragança que começa já na próxima semana, dia 24, em Alfândega da Fé. A actividade faz parte de um projecto internacional da UEFA e tem como objectivo “aumentar o número de atletas no distrito”.

Até ao final deste mês a Federação Portuguesa de Futebol vai pronunciar-se sobre o documento apresentado pelas associações de futebol. As propostas têm como objectivo o crescimento da actividade competitiva não profissional para os próximos anos, no âmbito do Programa “Crescer 20-24”, da responsabilidade da federação.

 

Jornalista: 
Susana Madureira