PUB.

Futebol: A.F. Bragança esclarece clubes sobre as alterações às leis de jogo

PUB.

Qua, 21/10/2020 - 10:09


A Associação de Futebol de Bragança está a promover formações sobre as novas leis de jogo. A primeira realizou-se na segunda-feira, em Macedo de Cavaleiros, e foi direccionada para o futebol.

As alterações entraram em vigor em Julho deste ano e entre as principais anunciadas pelo International Football Association Board (IFAB), o organismo que regulamenta as regras do futebol, destaca-se a mudança nas regras da mão na bola que, segundo Octávio Pereira, antigo árbitro e formador da A.F. Bragança, “gera muita confusão”.

“Foi clarificado que a parte superior do braço até à parte inferior das axilas não é considerada infracção. Há um ponto de referência que no passado não havia, Com esta clarificação acredito que haja menos erros em relação a esta situação”, explicou.

Outra mudança importante diz respeito aos penáltis. O IFAB determina agora que uma infracção do guarda-redes, como por exemplo adiantar-se da linha nos penáltis, só deve ser punida caso essa acção influencie directamente o resultado final do penálti.

No que diz respeito aos cartões amarelos mostrados durante os jogos sofrem alterações, nomeadamente se houver lugar a desempate por penáltis. “Os cartões amarelos que são mostrados durante o jogo e prolongamento não contam para os penáltis”, esclareceu Octávio Pereira.

Estas e outras alterações feitas às Leis de Jogo, que entraram em vigor no dia 1 de Julho, tem como objectivo “aumentar o tempo útil de jogo e evitar discussões generalizadas”, acrescentou.

Na formação para treinadores e dirigentes foi ainda explicada a questão das substituições. As equipas podem fazer cinco, em três paragens de jogo, em vez das três substituições habituais.
Depois do futebol segue-se a formação sobre as alterações às Leis de Jogo no futsal na próxima segunda-feira, dia 26, também em Macedo de Cavaleiros.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira