Fungo da humidade ataca soutos na região: produção pode sofrer quebra

PUB.

Qua, 13/10/2021 - 09:50


Este ano, devido às condições meteorológicas das últimas semanas, algumas manchas de castanheiros na região estão a ser afectadas pelo fungo da humidade

As chuvas do início deste Outono e as temperaturas amenas contribuíram para o aparecimento desta doença em algumas manchas de soutos, o que pode ter consequências na produção, provocando quebras, explica Abel Pereira, presidente da direcção da Arborea. “Acima de tudo, as temperaturas a rondar os mais de 20 graus e as humidades, ou seja, foram temperaturas amenas, no fim de Setembro e no começo de Outubro, fizeram desenvolver os fungos. Se o ataque for grande, e como a castanha ainda está em desenvolvimento, pode vir a afectar a produção. À árvore em si o fungo não faz nada porque para o ano vai regenerar, mas na produção pode ter impacto”.

As folhas amareladas, quando ainda deviam estar verdes, que depois acabam por cair, são sinais deste fungo designado septoriose do castanheiro. “Agora, ao aparecer o sol, começam a ver-se as folhas a ficar amareladas e a cair. No fundo, isto desenvolveu na última semana, mais numas freguesias que noutras, sobretudo nas mais baixas, onde há mais concentração de humidade”.

Esperava-se um bom ano de produção, visto que a chuva de Setembro contribuiu para o desenvolvimento do fruto seco. No entanto, a precipitação teve efeitos positivos e negativos, repetindo uma situação que já se verificou em 2014. “Espera-se que seja um bom ano de produção porque houve precipitações consideráveis no mês de Setembro e até no de Agosto houve alguma. A campanha está atrasada, o que facilita a produção”.

A campanha das variedades precoces já arrancou e ao longo do mês vai arrancar a apanha das variedades de maior produção.

O preço ronda os 2,20 e os 2,50 euros o quilo, semelhante ao valor pago o ano passado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro