PUB.

Financiamento de 1,2 milhões de euros da CP para obras na linha do Tua está atrasado

PUB.

Sex, 10/07/2020 - 17:59


Os deputados do PSD de Bragança e Vila Real questionaram o ministro das Infraestruturas sobre o atraso da verba da CP para as obras em fase de conclusão na linha do Tua, a cargo da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua. 

A deputada de Bragança, Isabel Lopes, diz que em atraso está mais de um milhão e duzentos mil euros.

“Deveria o ministério transferir, em Janeiro de 2019, 640 mil euros e o mesmo montante em Janeiro deste ano”, referiu a deputada.

Júlia Rodrigues, actual presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, anuncia que as obras, entre Brunheda e Mirandela, estarão terminadas ainda até ao final deste mês. “Quanto às obras na via, vamos até ao final do mês fazer a recepção provisória da obra”, sublinhou.

Quanto à verba em atraso diz que estão a ser feitos os possíveis para mobilizar o financiamento. “Realmente existe vontade de que a agência resolva a questão da verba que tem de ser disponibilizada pela CP e tudo faremos para que isso aconteça o mais breve possível”, afirmou.

O Plano de Mobilidade do Vale do Tua integra o transporte de autocarro, fluvial, ferroviário, quer para o serviço turístico e para as deslocações quotidianas. A operacionalização do sistema de transportes terá de aguardar ainda a necessidade de recuperação das automotoras.

O comboio turístico já está pronto arrancar, bem como o barco rabelo. Falta a requalificação das automotoras. O plano de mobilidade só avançará quando automotoras estiverem prontas. Escrito por Brigantia.