Festa da Castanha de Vinhais assinalada este ano com edição on-line

PUB.

Qui, 22/10/2020 - 09:26


Nos próximos três dias, a décima quinta edição da Rural Castânea, que foi cancelada devido à pandemia, vai decorrer via online. 

O certame de Vinhais acontece este ano em moldes diferentes. Mas o fim-de-semana gastronómico para promover a castanha continuará a ser uma atracção, acredita Luís Fernandes, presidente da câmara.

“Vamos fazer um fim-de-semana gastronómico em que os restaurantes terão de ter pratos com a castanha. Haverá ainda outras actividades para atrair pessoas, como a entrada grátis no Parque Biológico, a realização de um sorteio de um fim-de-semana, totalmente gratuito, no Parque e a entrega de um quilo de castanhas a cada duas pessoas que vão comer ao restaurante”, contou Luís Fernandes.

O autarca adiantou ainda que, apesar de a iniciativa não se realizar, isso não vai causar constrangimentos aos produtores na venda da castanha:

“Este ano, pela auscultação que tenho feito junto dos produtores a venda da castanha não será um problema, mas claro que eram três dias com grande dinâmica em termos de pessoas e que era importante para a economia local”, acrescentou.

Quanto às Jornadas Técnicas do Castanheiro, os concursos de castanha e do mel e os showcookings, que faziam também parte do programa do certame, este ano vão ser feitas através da internet.

O fim-de-semana gastronómico visa divulgar a castanha, o fruto mais conhecido de Vinhais e que rende cerca de 15 milhões de euros por ano. Acontece entre sexta-feira e domingo, data definida para a realização da XV Festa da Castanha. Todas as iniciativas vão acontecer de acordo seguindo as normas da Direcção Geral de Saúde. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais