Feira de Teatro de Bonecos e Marionetas animou Freixo durante três dias

PUB.

Qua, 08/09/2021 - 11:12


Ao longo de três dias, Freixo de Espada à Cinta recebeu, pela primeira vez, uma Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas

Além de ter permitido ao público em geral assistir a dezenas de espectáculos, a iniciativa pretendeu também ser um ponto de encontro para criadores de artes cénicas e programadores culturais.

As representações com marionetas, bonecos e formas animadas, promovidas por cerca de 20 companhias, tanto portuguesas, como vindas de Espanha e Itália, aconteceram em simultâneo em vários palcos espalhados pela vila e o público podia circular e apreciá-los. Dânia, de 8 anos, diz que “são muito fixes, animam muito as pessoas”. “Gostei muito dos Pedra no Sapato, dos Kopinxas que são a minha companhia”, explicou ainda a jovem. Margarida Preto, de 11 anos, fica contente, por ser “uma nova coisa aqui para Freixo”, que nunca tinha visto. “Vi muitos e gostei”, em especial “de um espectáculo que tinha muitos truques de magia, era uma história de um senhor que ia viajar, tinha a sua mala mágica e fazia muitos truques”

Além de espectadores, alguns dos jovens de Freixo foram voluntários na organização e participaram também num arruada e chocalhada com máscaras.

Narciso Fernandes, produtor da Associação Artística e Cultural Malazartes, promotora da iniciativa, explica que este é um conceito que pretende reunir companhias e programadores culturais e garantiu que a iniciativa deu frutos, com alguns espectáculos vendidos. “Não é um festival, mas uma feira porque as companhias vêm para vender os seus espectáculos. Por um lado, trazemos companhias, que se propõe a mostrar os seus espectáculos, por outro trazemos programadores, de municípios, Olga Telo Cordeiro empresas de eventos, gestores culturais, fomentamos essa troca. O projecto visa fazer teatro e trazer cultura à comunidade. As crianças participaram no projecto e, tal como a comunidade, envolvera-se na iniciativa”.

Entre 2 e 4 de Setembro, a Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas, que se realizou pela primeira vez, levou cor e animou a vila de Freixo de Espada à Cinta.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro