PUB.

Falta de recursos financeiros afecta juntas de freguesias do distrito

PUB.

Seg, 16/05/2022 - 09:14


A falta de recursos financeiros está na base dos maiores problemas que afectam as juntas de freguesias

A dificuldade em contratar serviços, por exemplo, é actualmente uma das principais falhas, que de acordo com Telmo Afonso, presidente da delegação distrital de Bragança da Associação Nacional de Freguesias, ANAFRE, se resolveria dando mais autonomia às juntas.

“Nós temos que nos mentalizar e saber que as juntas são autónomas da câmara. Na contratação pública, quantas freguesias já fazem correctamente todo o procedimento de contratação pública? As que fazem é porque as câmaras do concelho dela têm um técnico ou dois que dão apoio às freguesias para executarem e para fazerem esses procedimentos. As juntas de freguesias têm que ser autónomas, têm que ter esse poder e essas verbas para poder executar”, sublinhou.

Recentemente eleito para o segundo mandato à frente da estrutura distrital, o também presidente da Junta de Freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo, em Bragança, diz que entre os objectivos para os próximos quatro anos estão a angariação de mais verbas e a descentralização de mais competências. Outra das apostas é a formação.

No distrito de Bragança, nem 40% das freguesias são sócias da ANAFRE. Neste mandato, Telmo Afonso gostaria de chegar, pelo menos, a 50%, e lembra que foi graças à associação que alguns feitos foram conseguidos.

“Desde o IMI, este ano vamos receber mais 19 mil euros para cada freguesia, são ganhos da ANAFRE. Nós sabemos que vai haver uma candidatura da parte digital, pensa-se que este ano no          Portugal 2030 se comece a trabalhar nessa candidatura que se possa a nível digital das juntas de freguesia, em que pode chegar aos 8 milhões. Será apenas para as freguesias sócias”, explicou.

Na cerimónia de tomada de posse da nova direcção, que aconteceu em Macedo de Cavaleiros, esteve presente o vice-presidente nacional da ANAFRE, Nuno Fonseca, que acredita que, no futuro, as freguesias serão o único contacto presencial que a população terá com o Estado.

“As juntas de freguesia são o local mais próximo da população, é onde o cidadão tem o primeiro contacto com o poder político, com o Estado. Provavelmente, nos próximos anos, será o local único onde o cidadão vai encontrar o Estado, fenómenos da digitalização”, referiu.

Telmo Afonso encabeça a direcção da delegação distrital de Bragança da ANAFRE por mais quatro anos. Mais de 80% dos elementos que integram os órgãos sociais são novos.

Escrito por Onda Livre (CIR)