Fabricadas viseiras para profissionais de saúde pela ADRVT e por voluntários

PUB.

Sex, 27/03/2020 - 09:46


Estão a ser fabricadas viseiras nos dois Fablabs da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.

O objectivo é distribui-las aos profissionais de saúde inseridos nos municípios que fazem parte da agência: Carrazeda, Alijó, Vila Flor, Mirandela e Murça. Numa altura em que o stock de máscaras está esgotado, as viseiras são uma alternativa de protecção individual, explicou o presidente da agência, João Gonçalves.

“As pessoas o que me referem, em termos de material de protecção, é que a maior carência é nas máscaras e, portanto, estas viseiras poderá ser uma forma de proteger aqueles profissionais que estarão com mais necessidade”, referiu.

Os Fablabs estão sediados em Vila Flor e Alijó. Por dia são produzidas, em média, 20 viseiras em cada um dos edifícios. Fernando Barros, autarca de Vila Flor, está a acompanhar presencialmente todo o processo de produção e conta que já foram entregues 30 máscaras pelo município.

“Já entregamos 30 viseiras, de forma equitativa. 10 aos bombeiros, 10 ao centro de saúde e 10 à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia”.

Entretanto, um grupo de voluntários, por todo o distrito, também está a produzir viseiras nas suas próprias casas. Em Miranda do Douro, Nélson Marcos numa semana já conseguiu fazer uma centena. O assistente técnico do centro de saúde mirandês conta que se sente na obrigação e ajudar e não olha aos gastos que está a ter.

“É um bocado uma obrigação social. Ninguém de nós está a olhar a custos, nem a meios para atingir o fim. É uma obrigação de todos nós conseguirmos proteger aqueles que nos estão a tentar salvar desta situação. Eles são quem está a dar o corpo às balas”, disse.

Em Bragança, o arquitecto Mário Ortega decidiu usar as suas impressoras 3D para produzir viseiras e, por dia, faz em média 30. Conta que se sente bem por ajudar quem nos está ajudar nesta pandemia.

“É muitíssimo compensador nós conseguirmos deslocar os equipamentos que temos para a realização do nosso trabalho, enquanto arquitectos, para podermos ajudar quem nos está ajudar a nós”, contou.

As viseiras são entregues aos bombeiros de Bragança que as distribuem pelos profissionais de saúde. O grupo de uma dezena de voluntários distribuídos por todo o distrito já entregaram 80 viseiras.

Escrito por Brigantia

Foto:Fablab

Jornalista: 
Ângela Pais