Extraídas 2 mil toneladas de ferro diariamente das minas de Torre de Moncorvo

PUB.

Qui, 21/10/2021 - 09:23


Já estão a ser extraídas duas mil toneladas de ferro, por dia, das minas de Torre de Moncorvo, ao abandono há cerca de 40 anos

A Aethel Mining é agora a empresa concessionária, depois de ter comprado, o ano passado, a MTI- Ferro de Moncorvo. A extracção começou o ano passado e atingiu agora o máximo expectável, explicou o responsável financeiro da mina, Guilherme Soares, acrescentando que estão “satisfeitos com a produção”.

O material extraído está a ser vendido na mina a uma empresa internacional, que é responsável também pelo transporte dos minerais.

João Borges, director técnico, garante ainda que todos os procedimentos estão a ser feitos tendo em conta a sustentabilidade ambiental.

“Delineámos uma batuta da conservação do ambiente, da preservação da biodiversidade e faremos tudo para que o nosso objectivo das duas mil toneladas de produção diária seja efectivo, mas sempre com todo o empenho para manter o ambiente sustentável e deixarmos um planeta com futuro para os nossos filhos”, frisou.

Até agora, já foram criados cerca de 80 postos de trabalho directos e indirectos na região. O plano de investimento rondará os 114 milhões de euros, até 2026 e serão extraídas seis milhões de toneladas nos primeiros cinco anos de laboração. O projecto vai durar 60 anos e vão ser investidos 520 milhões de euros.

Escrito por Brigantia

Foto: Município Torre de Moncorvo

Jornalista: 
Ângela Pais