PUB.

Escritora Hélia Correia é a vencedora do Prémio Literário Guerra Junqueiro 2021

PUB.

Sex, 07/05/2021 - 09:04


É a quinta distinguida com o galardão instituído pelo FFIL – Freixo Festival Internacional de Literatura, que acontece em Freixo de Espada à Cinta, este ano a 9 e 10 de Julho, e que tem como patrono Guerra Junqueiro.

Avelina Ferraz, curadora do prémio literário, explicou que a escolha recaiu em Hélia Correia por reflectir a influência do escritor natural de Freixo.

“Encontrámos a poesia de Guerra Junqueiro em Hélia Correia. Todos os aspectos poéticos da sua prosa também são identificáveis com Guerra Junqueiro. Tudo aquilo pela o qual a literatura de ambos se debate, o aspecto doutrinário e humanista, mas também o lírico filosófico”.

Desde o ano passado, o Festival também premeia escritores de países lusófonos. Depois de em 2020 terem sido agraciados sete autores, este ano a distinção chega a mais dois países.

“Faltava a Guiné Equatorial e Timor Leste e este ano cumprimos essa missão”, afirmou.

Xanana Gusmão é o distinguido em Timor Leste e Agustín Nze Nfumu na Guiné Equatorial.

Albertino Bragança de São Tomé e Príncipe, Vera Duarte Pina de Cabo Verde e Abraão Bezerra Batista do Brasil são outros dos agraciados com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2021.

Escrito por Brigantia

Foto: Público

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro