Documentário “Os Enigmas do Cabeço da Mina” distinguido em festival italiano

PUB.

Ter, 21/09/2021 - 09:49


O documentário “Os Enigmas do Cabeço da Mina”, gravado no Vale da Vilariça, foi distinguido no Festival Firenze Archeofilm, em Itália. 

O prémio de melhor filme de arqueologia pré-histórica foi, para o realizador do filme, Rui Pedro Lamy, um orgulho e uma valorização de todo o trabalho desenvolvido ao longo de um ano.

“Fico mesmo muito contente que este filme tenha ganho este prémio, porque vai fazer com que algumas pessoas possam vir a conhecer essa região de forma diferente e tenha a oportunidade de conhecer a zona da Vilariça, que é lindíssima”, afirmou Rui Pedro Lamy.

O filme está disponível no Centro Interpretativo do Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor. Documenta os descobrimentos feitos no recinto arqueológico do Cabeço da Mina, situado no Vale da Vilariça, na localidade de Assares, e onde foram encontradas mais de 50 estelas.

“O Cabeço da Mina é um recinto arqueológico que existe no centro do Vale da Vilariça e onde foram descobertas um conjunto de estelas, estátuas-menir, figuras faciais antropomórficas. Essas estelas não são mais do que os ídolos das comunidades de caçadores recolectores e o filme conta um pouco essa história e contextualiza o que foi encontrado ao redor do Cabeço da Mina”, explicou.

Para a realização do documentário, Rui Pedro Lamy teve por base pesquisas realizadas por Nelson Campos, que também estão disponíveis no Centro Interpretativo do Cabeço da Mina. O desafio foi lançado pela ArqueoHoje, empresa ligada ao sector da arqueologia e recuperação do património em Portugal. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais