Direcção-Geral de Energia e Geologia atribuiu o controlo da mina de Moncorvo a empresa Aethel

PUB.

Qua, 06/11/2019 - 15:24


A Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) atribuiu o controlo da mina de ferro de Torre de Moncorvo à empresa Aethel Mining. A informação foi revelada pela empresa britânica, que é detida pelo português Ricardo Santos Silva e por uma americana.

O presidente do município de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, considera importante que se conclua mais um passo no processo.

“Um investimento desta envergadura poderá ser um ponto de partida para uma mudança da realidade em que vivemos, de despovoamento. Para o município é sempre importante quando se conclui mais um passo. Há pouco tempo foi concluído o parecer do nosso vizinho espanhol quanto ao processo do impacto ambiental. Este é mais um passo, que passa pela concretização das parcerias da concessionária da exploração das minas de Torre de Moncorvo”, referiu o autarca.

Em 2016 a concessão das Minas de Moncorvo tinha sido entregue à MTI, Ferro de Moncorvo, SA. O autarca explica que esta empresa fez uma parceria com a Aethel Mining. “A MTI sempre disse que estaria à procura de parceiros que entrem neste projecto da reabertura das minas. O que nos foi informado, através do CEO da MTI, foi o acordo que se quer formalizar com parceiros”, adiantou.

O autarca de Torre de Moncorvo espera que em breve a exploração de minério avance mas ainda não conhece o calendário da empresa.

“Penso que o passo seguinte será, depois de tudo estar assinado a empresa concessionária, ou seja, a MTI vir apresentar a público, em Tore de Moncorvo e em Lisboa quem são os seus parceiros e todo o cronograma da reabertura das minas de ferro de Torre de Moncorvo”, adiantou.

No comunicado a empresa Aethel Mining revela que “está muito entusiasmada com o reinício da operação mineira neste activo histórico”. O co-fundador da empresa, Ricardo Santos Silva, citado na nota, defende que o projecto, levará Portugal “de volta a uma posição de liderança na mineração europeia”. A empresa diz que os accionistas "têm uma equipa de engenharia especializada em Portugal preparada para iniciar operações" e informa que a Aethel Mining tem “uma longa história de sucesso em investimento em activos de mineração em todo o mundo". Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro