PUB.

Desporto adaptado: Torneio de Atletismo promoveu inclusão de atletas portadores de deficiência

PUB.

Qua, 30/11/2022 - 10:43


A pista do Campo do Campo do IPB, em Bragança, recebeu, ontem, a terceira edição do Torneio de Atletismo Adaptado.

A prova, promovida pela Academia do Cento Social Paroquial dos Santos Mártires, contou com cerca de 60 utentes de oito instituições do distrito, e serviu para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se comemora no próximo sábado, dia 3 de Dezembro.

O torneio regressou após a paragem de dois anos, devido à pandemia, e foi uma manhã muito especial para todos os participantes. “É com enorme regozijo para todos que nos voltamos a reunir e a fazer uma prova de atletismo adaptado. É uma iniciativa que faz a verdadeira inclusão das pessoas com deficiência através do desporto”, destacou Sérgio Afonso, técnico da Academia Santos Mártires.

Promover a inclusão social através da prática de deporto é o principal objectivo do III Torneio de Atletismo Adaptado, que no futuro quer contar com instituições de fora do distrito. “Futuramente, poderemos alargar o torneio a toda a zona norte em parceria com ANDDI Portugal”.

Parceira na actividade foi a Associação de Atletismo de Bragança. Rodolfo Moreno vê com bons olhos a realização da iniciativa e sabe bem da sua importância para estes paratletas. “É importante promover esta modalidade. Há indicadores que mostram que há potencial nestes praticantes. É um dia agradável de prática desportiva, depois de tempos difíceis devido à pandemia”.

O III Torneio de Atletismo Adaptado contou ainda com a presença de José Costa Pereira, presidente da ANDDI Portugal.

Os participantes competiram em várias disciplinas do atletismo, nomeadamente lançamento do peso, salto em comprimento, corrida de 100 metros e 1000 metros.

 

Jornalista: 
Susana Madureira