Delegações da DRAP Norte foram reestruturadas e passam a coincidir com território de cada CIM

PUB.

Qui, 22/10/2020 - 10:12


Os 9 concelhos da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes vão passar a ter mais apoio técnico e assistência da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. 

As seis delegações da DRAP Norte foram reestruturadas e vão agora coincidir com a área geográfica de cada CIM. Uma mudança que trará benefícios para Trás-os-Montes, segundo a directora da DRAPN, Carla Alves.

“Toda esta área está coberta por apoio técnico da DRAP Norte, alguns estão abertos diariamente que é o caso de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, noutros concelhos estamos a ir semanalmente com este apoio. Pensamos que com esta alteração vamos aumentar o apoio e as sinergias relativamente às comunidades intermunicipais”, afirmou.

A CIM Terras de Trás-os-Montes já viu aprovadas 15 candidaturas de regadios tradicionais, no valor de quase dois milhões de euros, que deverão ser executadas em dois anos. Carla Alves adianta ainda que os regadios vão continuar a ser uma “prioridade” na nova reforma da Política Agrícola Comum.

“Aqueles que ainda não conseguiram apresentar candidaturas, penso que vamos conseguir aprovar mais candidaturas no próximo quadro”, sublinhou.

A Quinta do Valongo, no concelho de Mirandela, vai ser um dos 24 polos de todo país, ligado à inovação e que estará ao serviço dos agricultores.

“Vamos, a partir de agora, poder reabilitar, reorganizar e remodelar aquela e pô-la ao serviço dos agricultores”, destacou.

Através de candidaturas aprovadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural, a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes já conseguiu apoio ao investimento no valor cerca de 117 milhões de euros. O maior número de projectos está ligado à bovinicultura e à cultura de frutos de casca rija e frutos secos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais