Cuidadores informais do concelho de Mirandela vão ter apoio especializado através do Programa “Cuidar de quem Cuida”

PUB.

Qui, 19/05/2022 - 10:27


Os Cuidadores Informais do concelho de Mirandela vão passar a dispor de apoio especializado, através do Programa “Cuidar de quem Cuida”. 

Será dinamizado por uma equipa multidisciplinar e que pretende proporcionar apoio emocional, partilhar sentimentos, trocar experiências e transmitir competências às pessoas que cuidam de familiares ou amigos em situação de doença crónica, deficiência ou dependência, visando optimizar a execução das suas tarefas diárias.

Nesse sentido, o Município de Mirandela estabeleceu um acordo de cooperação com a entidade promotora do programa, tendo em vista a capacitação de instituições locais na intervenção junto de cuidadores informais.

Estima-se que, em Portugal, existam mais de 800 mil pessoas que prestam cuidados informais a pessoas dependentes, em contexto domiciliar. Pra tentar ajudar a mitigar este problema, há muito identificado, o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo – tem vindo a promover, em várias localidades do país, o Programa “Cuidar de Quem Cuida” para capacitar as várias instituições da rede social local, para a implementação de respostas de apoio especializado junto de cuidadores informais.

“A ideia é formar pessoas para poderem ajudar os cuidadores, muitas vezes podendo substituí-las momentaneamente para as pessoas poderem fazer tarefas inadiáveis, como ir ao cabeleireiro ir ao médico, porque estão ali bloqueados ao serviço de um familiar e o objetivo é criar esta rede organizada que permita facilitar a vida aos cuidadores”, refere o presidente daquela entidade, Alberto Malta.

A presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, considera que este protocolo de cooperação numa área tão sensível é de extrema importância para o concelho.

“Temos parcerias locais como por exemplo a associação Matiz, a associação Alzheimer e a associação Mentalmente, bem como outras entidades que ni fundo já estão a cuidar que são mais valias na implementação deste projeto e obviamente que num concelho envelhecido em que temos de tratar dos que mais precisam também temos a obrigação de cuidar de quem cuida”, adianta Júlia Rodrigues.

A questão dos cuidados informais em Portugal entrou recentemente para a agenda política, mas o presidente do CASTIS lamenta que o Estado continue de costas voltadas para os cuidadores informais.

“Não tem havido qualquer tipo de ajuda a estas pessoas, porque o Estado não tem meios hospitalares, nem áreas de apoio que permita cuidar destas pessoas, obrigando que os familiares venham para casa tratar dos familiares que necessitam de ajuda”, afirma Alberto Malta.

No “Cuidar de Quem Cuida”, o CASTIS Tem como investidores sociais a Fundação Calouste Gulbenkian e a CUF, e como cofinanciadores o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, o Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu.

Mirandela passa a integrar o projecto “Cuidar de Quem Cuida”. Que visa a capacitação de instituições da rede social local, para a implementação de respostas de apoio especializado junto de cuidadores informais. Escrito por Terra Quente (CIR).