Cruz Vermelha de Bragança leva testes rápidos à Covid-19 a todo distrito com brigada móvel

PUB.

Qua, 27/01/2021 - 09:49


A Cruz Vermelha de Bragança tem agora uma brigada móvel de testes rápidos à Covid-19. 

A equipa andará por todo o distrito e funciona em parceria com as autoridades de saúde e também com a protecção Civil. Segundo Duarte Soares, presidente da delegação de Bragança, os testes serão feitos nas instituições e a grupos de pessoas.

“Vai apoiar todo o distrito e sempre de forma integrada com as autoridades de saúde. Já demos contactos às autoridades, protecção civil e Unidade Local de Saúde do Nordeste, para que naquelas situações em que seja necessária uma resposta mais rápida e diferenciadora na testagem de grandes grupos possa ser feito até sem custos para os utentes”, afirmou.

As juntas de freguesia podem também activar a brigada móvel, através do serviço de emergência da Cruz Vermelha de Bragança.

“Quando são pequenos grupos em aldeias, os presidentes de saúde podem ser o elo de ligação, que contacta connosco e com o centro nacional de emergência. A brigada está em funcionamento desde o dia 25 e posso dizer que foi já activada para um surto em Grijó de Parada e Freixedelo”, afirmou.

Quanto aos preços, se a equipa for activada através da autoridade de saúde, os testes são gratuitos, caso contrário têm o custo de 20 euros por teste.

A brigada móvel é uma extensão do posto fixo da Cruz Vermelha de Bragança onde estão a ser feitos testes rápidos, desde 15 de Janeiro. Até agora foram testadas mais de 200 pessoas e já foram adquiridos mais 1500 testes. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais