PUB.

Criada Rota Turística da EN 221 entre Miranda e a Guarda para promover território

PUB.

Qui, 25/11/2021 - 10:26


O Clube Escape Livre lançou uma rota turística que segue a Estrada Nacional 221, entre Miranda do Douro e a Guarda.

O trajecto de 184 quilómetros passa por mais quatro concelhos, Mogadouro Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, e atravessa três regiões vitivinícolas: Trás-os-Montes, Douro e Beira Interior.

Luís Coelho, director criativo do Clube Escape Livre, explica que o propósito da criação da rota é promover o potencial turístico destas zonas de forma conjunta.

“A ideia desta rota é unir todas estas regiões, co todos os seus predicados, tanto a nível de tradições culturais, monumentos, como a nível paisagístico, tem uma rota de miradouros excelentes em que a estrada serpenteia o Douro. Todas as pessoas podem, facilmente, no nosso site, encontrar todas as informações sobre a rota, incluindo os mapas que podem descarregar directamente nos seus telemóveis, para seguir o percurso do princípio ao fim”, esclareceu.

A rota foi apresentada em Miranda do Douro. A autarca da cidade onde se encontra o quilómetro zero desta estrada, Helena Barril, espera que o roteiro ajude a promover esta região do interior.

“Ter em Miranda do Douro o privilégio de termos o quilómetro zero da nacional 221 é algo magnífico. Vamos dar início a uma iniciativa que vai projectar esta rota do interior para um patamar superior. Ao atravessar estes seis concelhos, também abre portas e chama a atenção para o que temos de magnífico em cada concelho. Acho que vamos iniciar um roteiro turístico que vai ser uma mais-valia para o interior”, admite.

O Clube Escape Livre disponibiliza um guia com mapas de percursos, locais para visitar, como a rede de miradouros, bem como sugestões de restauração e alojamento. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro