Covid-19: mais 79 casos nos últimos três dias no distrito

PUB.

Ter, 20/10/2020 - 10:51


No distrito nos últimos três dias registaram-se mais 79 casos e 88 pacientes recuperados.

Desde a passada sexta-feira, que as autoridades de saúde do distrito de Bragança não atualizavam os dados da situação epidemiológica do novo coronavírus.

O relatório desta segunda-feira, 19 de Outubro, avança os dados das últimas 72 horas, com o registo de mais 79 casos positivos, totalizando, até ao momento, 1227 casos confirmados, desde 14 de março.

Os novos casos foram registados no concelho de Bragança (41), Macedo de Cavaleiros (16), Vila Flor (9), Alfândega da Fé (5) Mirandela (4) e Mogadouro (4).

Os casos de Mirandela dizem respeito a mais dois alunos da Esact, uma enfermeira do Romeu que exerce funções num lar do concelho de Macedo de Cavaleiros, e uma doente oncológica de Contins.

O relatório indica uma boa notícia: desde sábado, já recuperaram mais 88 pacientes em todo o distrito, de acordo com a nova norma da DGS, ou seja, o regresso à escola ou ao emprego dos doentes assintomáticos ou com sintomas ligeiros de covid-19, após 10 dias de isolamento, depende apenas de uma declaração de alta clínica. Até agora, o regresso estava dependente da apresentação de um teste negativo para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19, mas com esta nova norma, anunciada, esta segunda-feira, pela Diretora-Geral da Saúde, na habitual conferência de imprensa diária, o teste deixa de ser necessário.

Com este volume de recuperados, há agora três concelhos sem nenhum infetado (Vimioso, Carrazeda e Miranda) e também já não há doentes importados.

O pior registo é que, nas últimas horas foram confirmados, pela direção da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, mais sete mortes entre os utentes dos lares daquela instituição e que também estavam infetados com o novo coronavírus. Estas mortes ainda não estão contabilizadas no boletim das autoridades de saúde, a não ser uma delas, porque faltam chegar as confirmações oficiais.

Sendo assim, atualmente, estão confirmadas pelas autoridades de saúde 42 mortes, a que se vão somar as 6 das últimas horas, chegando às 48.

Dos 1227 casos confirmados até agora, 661 já foram dados como recuperados, restando 521 pacientes com a doença ativa, que, após a contabilidade oficial de mais 6 mortes, passarão a ser 515 ativos.

O concelho de Bragança tem 368 pessoas infetadas, o que corresponde a 73% do total do distrito. Segue-se o concelho de Mogadouro com 36 casos. Macedo de Cavaleiros tem 35. Mirandela conta ainda 21 casos ativos. Vila Flor tem 20. Alfândega da Fé regista 17. Vinhais, 8, Torre de Moncorvo, 7 e Freixo de Espada à Cinta 3.

O distrito de Bragança atingiu os 1227 casos de infeção pelo novo coronavírus, desde 14 de Março. Ativos estão agora 521casos da doença, o que representa 42% do total. Escrito por Terra Quente (CIR).