CIM Terras de Trás-os-Montes assina acordo de cooperação para formação financeira

PUB.

Seg, 24/06/2019 - 10:49


Aumentar o grau de literacia financeira da população que vive nos nove concelhos que integram a CIM “Terras de Trás-os-Montes”, desde as crianças até aos mais velhos, de modo a que fiquem melhor preparados para saber responder à agressividade da oferta dos mercados.

É este o principal objetivo de um acordo de cooperação para a promoção da formação financeira celebrado, esta sexta-feira, no Museu da Oliveira e do Azeite, em Mirandela, entre a CIM - Terras de Trás-os-Montes, a CCDRN e o conselho nacional de supervisores financeiros – que integra o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O plano nacional de formação financeira já existe desde 2011, mas só em 2017 começou a ser implementado ao nível das CIM´S. Primeiro, nas autarquias da CIM do Tâmega e Sousa e em 2018 seguiu na CIM do Alto Tâmega. Agora, é a vez da CIM TTM, que é o resultado de um desafio lançado pelo presidente da CCDRN.

Fernando Freire de Sousa entende que esta formação é imprescindível para enfrentar os novos desafios financeiros

“É uma forma preventiva para que a população tenha uma maior capacidade de conhecimento e informação para dar resposta aquilo que são os novos desafios que enfrentamos, todos os dias, pela via do consumismo e da agressividade da oferta dos bancos e dos mercados”, conta.

O acordo contempla, numa primeira fase, já no início do mês de julho, um programa de formação de formadores realizado pelos supervisores financeiros e dirigido a técnicos das autarquias locais da CIM de Terras de Trás-os-Montes.

Após esta formação serão implementadas pelas autarquias locais, ações de informação e formação financeira e campanhas de sensibilização sobre temas financeiros e ainda está marcada para Bragança a realização, em outubro, da semana da formação financeira.

A Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, sublinha a importância desta formação

“Para diminuir os erros de decisão de cada indivíduo, é necessário que exista educação financeira para as pessoas saberem aquilo que estão a adquirir quando compram um produto financeiro, é preciso que, desde pequeninos, as crianças conheçam o que devem, sem esquecer os mais idosos que ficam muitas vezes sujeitos a posições muito agressivas por parte dos mercados”, adianta.

Para o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, este acordo de cooperação vai ser “muito útil” sobretudo neste “território de baixa densidade e com uma população muito vulnerável”.

Acordo de cooperação para a promoção da formação financeira celebrado, esta manhã, entre a CIM - Terras de Trás-os-Montes, o conselho nacional de supervisores financeiros e a CCDRN. Escrito por rádio Terra Quente (CIR).