PUB.

Ciclismo: João Almeida sagra-se campeão nacional em Mogadouro

PUB.

Dom, 26/06/2022 - 19:32


João Almeida é o novo campeão nacional de fundo em elite. O ciclista da UAE Team Emirates garantiu a conquista do título este domingo, em Mogadouro, no terceiro e último dia dos Campeonatos Nacionais de Estrada.

Almeida cortou a meta isolado com o tempo de 4horas 8 minutos e 42 segundos, após um percurso de 163,7 quilómetros.

O ciclista atribui o mérito ao colectivo e destaca o trabalho dos irmãos Rui e Ivo Oliveira, que abriram o caminho para vitória. "Correu muito bem, no fundo foi uma vitória de equipa. Estivemos os três muito bem, estivemos sempre presentes nas fugas e tenho esta vitória graças ao Rui e ao Ivo que trabalharam muito”.

Numa prova com muitas movimentações, João Almeida usou a frieza que o caracteriza para cortar a meta na primeira posição e depois de um percurso0 difícil, como salientou. “Era um percurso mais difícil, ao contrário do ano passado, e por isso foi possível fazer diferenças. Estou muito contente com esta vitória e vai ser muito bom representar as cores de Portugal lá fora”.

Em Mogadouro, as atenções centram-se também no brigantino Ricardo Vilela. O ciclista da W52/F.C. Porto terminou a prova no 21º lugar, com o mesmo tempo do quinto classificado, João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).

Para Vilela ganhou o ciclista mais forte e lamenta que o título não tivesse ficado na formação azul e branca. “Tentámos revalidar o título, mas não foi possível. Os adversários estavam fortes, foi uma boa corrida e ganhou o ciclista mais forte. Nós fizemos o nosso trabalho mas não conseguimos fazer melhor, fica para o próximo ano”.

Já no sábado, Mogadouro consagrou o campeão nacional de fundo em sub-23 com a vitória a pertencer a Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor).

Neste escalão competiram dois ciclistas do distrito de Bragança, Gonçalo Beato da União Ciclista da Maia, natural de Vinhais, e Sandro Teixeira da LA Alumínios, natural de Mogadouro. Beato terminou no 28º lugar e Teixeira não concluiu a prova.

A prova não correu bem ao mogadourense devido a uma quebra física, como explicou. “Anulei algumas fugas, como me tinham pedido. Depois, numa passagem por Mogadouro tive um percalço, quase caí, perdi algum tempo e quando reentrei no pelotão estava sem ritmo”.  

Em femininos, Daniela Campos (Bizkaia-Durando) fez a dobradinha ao sagrar-se campeã nacional de fundo e de contrarrelógio. Nesta vertente individual o vencedor em masculinos foi Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor).

Já em paraciclismo, Hélder Máximo (360 Bike/Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) conquistou o título mais disputado, o paraciclista impôs-se na classe C5.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada lotaram a hotelaria e a restauração em Mogadouro e nos concelhos vizinhos. António Pimentel, presidente do município, não tem dúvidas que o evento teve “impacto na economia” local. “Estiveram aqui cerca de 300 ciclistas acompanhados pelas famílias. Mogadouro ainda não tem capacidade para ter tanta gente em termos de hotelaria e sabemos que os concelhos limítrofes também tiveram lotação esgotada, por isso só posso estar satisfeito”.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada vão regressar a Mogadouro em 2023. Essa é, pelo menos, a vontade da Federação Portuguesa de Ciclismo e da autarquia. “Não gosto de ter no meu concelho eventos efémeros. Eu gosto que as iniciativas tenham continuidade. Fiquei satisfeito em ouvir da parte da federação que a vontade é voltar a realizar os campeonatos em Mogadouro no próximo ano e o município está disponível para isso, Portanto, provavelmente, iremos ter os campeonatos novamente em Mogadouro”, avançou António Pimentel.

Mogadouro foi durante três dias a capital do ciclismo. A vila transmontana recebeu os Campeonatos Nacionais de Estrada, que começaram na sexta-feira e terminaram este domingo. João Almeida (UAE Team Emirates) sagrou-se campeão nacional de fundo em elite, a categoria rainha.

 

Jornalista: 
Susana Madureira