Ciclismo: Começam hoje os Campeonatos Nacionais de Estrada em Mogadouro

PUB.

Sex, 24/06/2022 - 08:55


Mogadouro é este fim-de-semana a capital do ciclismo. Começam hoje os Campeonatos Nacionais de Estrada onde estão presentes os melhores ciclistas do pelotão nacional e os portugueses que correm em equipas estrangeiras, como é o caso de João Almeida (Team Emirates), detentor do título nacional de contrarrelógio.

Cândido Barbosa, antigo ciclista profissional e promotor da prova, promete um grande espectáculo de ciclismo. “Temos todas as condições para que seja uma prova fantástica. O tempo vai ajudar, nem está calor nem frio, depois as boas condições geográficas e de terreno fazem antever um espectáculo ao mais alto nível”.

É a primeira vez que os Campeonatos Nacionais de Estrada se realizam em Mogadouro. Para Cândido Barbosa é uma clara descentralização dos eventos e uma forma de cativar os mais novos para a prática de ciclismo. “O interior tem condições únicas para a prática do ciclismo. É muito importante darmos um estímulo aos jovens, neste caso do interior, para que pratiquem a modalidade. Nada melhor do que trazermos os melhores dos melhores”.

A prova, que conta com cerca de 300 ciclistas, tem impacto na economia local. “São mais de 300 pessoas durante três dias em Mogadouro. É um estímulo à economia local, não só para o concelho de Mogadouro como para outras localidades vizinhas”.

A realização dos Campeonatos Nacionais de Estrada em Mogadouro premeia o trabalho desenvolvido no distrito pelos clubes locais e Associação de Ciclismo de Bragança (ACB). “Trazer o ciclismo profissional para o distrito é importante pois é reconhecido o trabalho realizado pela associação e pelos clubes na promoção da modalidade. É uma forma de provarmos que também conseguimos organizar bem os eventos nacionais”, destacou o presidente da ACB.

Miguel Monteiro dá como exemplos os ciclistas Ricardo Vilela, Gonçalo Beato e Sandro Teixeira, todos do distrito, que “são um exemplo a seguir” e os embaixadores da região no ciclismo.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada começam hoje, em Mogadouro, com a atribuição dos títulos nacionais de contrarrelógio individual, nas categorias de elite (masculinos e femininos), sub-23 masculinos e paraciclismo.

As provas de fundo estão marcadas para amanhã e domingo, sendo que a prova rainha, a elite, realiza-se no domingo, com início às 11h30.

Em prova vão estar cerca de 300 ciclistas com destaque para João Almeida, Ivo Oliveira e Rui Oliveira da Team Emirates e Daniel Viegas da Eolo-Kometa Team, portugueses que representam equipas estrangeiras. 

Vão competir ainda o brigantino Ricardo Vilela (w52-F.C. Porto), o mogadourense Sandro Teixeira (LA Alumínios) e o vinhaense Gonçalo Beato (União Ciclista da Maia).

 

Jornalista: 
Susana Madureira